Notícias

Tuberculose é o próximo tema do Curso para médicos em Vitória

Publicada em 13/09/2022, às 14h20 | Atualizada em 13/09/2022, às 14h20

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Tuberculose é o tema do curso para médicos
Curso para médicos em Vitória. (ampliar)

Teve início, nesta terça-feira (13), o Curso de "Aperfeiçoamento em Manejo Clínico para Médicos da Atenção Primária à Saúde" com a temática relacionada ao "Manejo Clínico da Tuberculose".

"O objetivo é atualizar médicos da Atenção Primária em Saúde em estratégias de prevenção, detecção precoce, tratamento e monitoramento de pacientes com Tuberculose", disse a diretora da Escola Técnica do SUS (ETSUS), Josenan de Alcântara.

O curso, que é ofertado pela Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio da Escola Técnica do SUS (ETSUS), terá um encontro semanal, com duração de quatro horas, contemplando quatro turmas de até 25 médicos, entre os dias 13 e 16 de setembro.

A ação educativa terá como facilitador o Dr. José Américo Carvalho, médico infectologista e a Dra. Karina Balestreiro Silva, médica, pediatra, infectologista.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A transmissão ocorre por via respiratória, pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento.

Seu principal sintoma é a tosse, que persiste por mais de três semanas, mas, outros sintomas que podem surgir são febre, emagrecimento, cansaço e suor noturno.


Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente. A doença tem cura e o tratamento dura, em média, seis meses e não deve ser interrompido.


Voltar ao topo da página