Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Tributo a Pedro Caetano é atração do Mercado da Música nesta terça-feira

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Edlamara Conti


Imagem Divulgação
Pedro Caetano

O Mercado da música, que agora acontece sempre três vezes por semana, recebe um show para lá de especial nesta terça-feira (11), a partir das 20h. Trata-se do show "É Com Pedro que Eu vou, um tributo ao centenário de nascimento de Pedro Caetano.

A apresentação conta com a participação de Rogerinho Borges, do violonista Fábio do Carmo, do cavaquinista Vitor Vantil, do bandolinista Alexandre Araújo, e do percussionista Rodrigo Souza.

No repertório, algumas obras do mestre Pedro Caetano, entre elas “O Tocador de Violão”, “Foi uma Pedra que Rolou”, “Botões de Laranjeira”, “O Que se Leva Dessa Vida”, “Quem Foi que Disse”, “Dia de Pagamento” e “Cidade Sol”.

Não é por acaso que o projeto está sendo lançado no Mercado São Sebastião, ícone arquitetônico, social e cultural da Cidade de Vitória, em Jucutuquara. Um dos realizadores de "É Com Pedro que Eu vou", Rogerinho Borges conta que o Mercado tem um valor simbólico muito grande. “Pedro Caetano foi morador do bairro de Jucutuquara”, revela.

Pedro Caetano

Nascido na pequena cidade de Bananal, em São Paulo, aos nove anos o compositor (e comerciante de calçados) Pedro Caetano mudou-se para o Rio de Janeiro. Nesta época, já estudava piano. Passou a ser timidamente reconhecido por seu primeiro samba de projeção, "Foi uma Pedra que Rolou", lançado em 1934 por Silvio Caldas, no Programa Casé.

O primeiro sucesso foi a valsa "Caprichos do Destino", com Claudionor Cruz, seu parceiro mais constante, gravada em 1938 por Orlando Silva.A partir da década de 1940, o artista inicia uma relação de amor com o Espírito Santo.

De acordo com Rogerinho Borges, Pedro Caetano compôs músicas temáticas para algumas localidades e balneários capixabas, chegando até a lançar um LP intitulado “Canto e encantos do Espírito Santo”, em 1985. Sua composição de maior sucesso é o consagrado samba “É com esse que eu vou”, eternizado na voz de Elis Regina.

Pedro Caetano, por suas declarações cantadas ao Espírito Santo, recebeu os títulos de Cidadão de Vitória, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.

Mercado da Música

O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Trabalho e Geração de Renda. “Com esta iniciativa, atendemos a um público diverso. Nossa programação contempla vários nomes da música capixaba, pois é objetivo do projeto valorizar os nossos artistas. Mas também já tivemos atração nacional, e pretendemos trazer outros artistas para engrandecer ainda mais o Mercado da Música”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

Além das atrações capixabas, já passaram pelo Mercado da Música os cariocas do Choro Novo, que após a apresentação compuseram um chorinho em homenagem ao projeto, chamado “Noites Capixabas”; e a flautista e escritora americana Julie Koidin, que se apresentou junto ao grupo Carne de Gato.

Serviço

Mercado da Música

Atração: Show tributo “É com Pedro que eu vou”

Quando: terça-feira (11), às 20h

Onde: Mercado São Sebastião, Av. Paulino Müller, s/n, Jucutuquara.

Informações: (27) 3132-2064.

Entrada gratuita.