Eleição dos novos representantes para Conselho Municipal de Economia Solidária em Vitória. (ampliar)
A assembleia de eleição do Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES), realizada no dia 17 de setembro, definiu os novos representantes da sociedade civil que irão compor a primeira gestão do órgão permanente e autônomo que visa fortalecer organizações da economia solidária, promovendo seus princípios de autogestão e cooperação.
Foram eleitos as seguintes empreendimentos e entidades de fomento representantes da sociedade civil: Abelha Rainha Artesanato Apícola (Titular: Vera Lúcia Pereira França); Inventando Moda e Produzindo Arte - Impar (Titular: Maria Peixoto Ribeiro); Recicla Folia (Titular: Soemy de Oliveira Santana); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Titular: Ana Lúcia Oliveira dos Santos); e Instituto Conexão Perifa (Titular: Roseane da Conceição de Oliveira).
O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, destacou a importância da participação popular no processo, democrático. Assim, reafirmamos o compromisso da gestão municipal com a valorização de iniciativas que promovem justiça social, trabalho digno e desenvolvimento local", apontou.
O evento, previsto no artigo 16 do Decreto 25.361/2025, contou com a participação ativa de organizações comunitárias, cooperativas, associações e cidadãos engajados na promoção de práticas econômicas sustentáveis e inclusivas.
Após apresentação dos candidatos e votação aberta, foram escolhidos os nomes que representarão os interesses da sociedade civil no conselho, fortalecendo o diálogo entre governo e população na formulação de políticas públicas voltadas à economia solidária.
Os nomes dos eleitos serão publicados nos próximos dias no Diário Oficial do Município. O novo colegiado terá como missão ampliar o alcance das ações de economia solidária em Vitória, promovendo inclusão produtiva e apoio a empreendimentos autogestionários.