Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Servidores de Vitória participam de campanha de doação de sangue

Publicada em

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Giovana Rebuli


Carlos Antolini
Ação do Maio Amarelo - Doação de Sangue Palácio
Ônibus do Hemoes colheu sangue de servidores municipais no estacionamento do Palácio
Carlos Antolini
Ação do Maio Amarelo - Doação de Sangue Palácio
Servidora Fernanda Correia Miranda teve a oportunidade de doar sangue pela primeira vez

Nesta quarta-feira (31), a Prefeitura de Vitória, em parceria com o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), promoveu uma nova campanha de doação de sangue junto aos servidores, no estacionamento do Palácio Municipal. A outra foi no dia 12 de maio.

Nos dois dias, 56 servidores doaram sangue. Fernanda Correia Miranda, de 36 anos, servidora da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), estava doando pela primeira vez, após ver de perto a importância do ato. "Em novembro, minha filha precisou de plaquetas e, então, eu percebi que nunca havia doado sangue. Hoje, quando eu vi o carro do Hemoes aqui, senti que era a minha oportunidade de retribuir a ajuda que minha família recebeu", conta Fernanda.

Já a servidora Nadia Rasseli, de 38 anos, também servidora da Seges, doa seu sangue sempre que pode. "Eu doo sangue desde os 19 anos. Via as campanhas na TV e, por ser doadora universal - com sangue O+ -, sabia que podia doar. As pessoas precisam entender que, se todos acharem dificuldades para doar sangue, um dia ele pode faltar para quem precisa e pode ser qualquer um".

Outra servidora doadora de sangue é Augusta Macedo, de 60 anos, da Secretaria de Obras e Habitação (Semohab). Ela conta que se tornou doadora quando trabalhava perto do Hemoes, no Hospital das Clínicas. Desde então, sempre que pode doa sangue. "Eu participo de campanhas, mas também já doei para minha sogra quando ela precisou. Doar faz bem", contou.

Demanda

Médica responsável pela captação externa que aconteceu no estacionamento da Prefeitura de Vitória, Juliana Cunha explica que o sangue doado sempre será necessário nos hospitais. "Temos muita demanda porque sempre há quem precisa, devido a cirurgias, doenças e acidentes. Além disso, o material tem um prazo para ser utilizado. Felizmente, a cultura de pessoas que doam para conhecidos sempre deixa nossos estoques reforçados. Agora, só precisamos reforçar também a cultura da doação contínua, como rotina para os doadores", afirma Juliana.

Saiba quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Endereço do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sexta, das 7 às 19 horas, e sábado, das 7 às 13 horas. Telelefone: 3636-7900/7920/7921