Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Servidores da Secretaria de Segurança vão fazer aulas de ginástica laboral

Publicada em

Por Vinícius Yungtay, com edição de Deyvison Longui


Erlon Boechat
Ginástica laboral
Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações

A partir desta quinta-feira (26), os servidores da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) irão participar das aulas de ginástica laboral promovidas pela Prefeitura de Vitória.

As atividades físicas ocorrerão duas vezes por semana, às terças e às quintas-feiras, no prédio da secretaria, que fica no bairro Ilha de Santa Maria. O atendimento será feito no turno vespertino, das 14h às 18h.

O objetivo da implementação da ginástica laboral é promover o relaxamento com alguns alongamentos e, principalmente, quebrar a rotina do ambiente tanto de quem trabalha sentado, usando o computador ou para quem trabalha em pé, repetindo movimentos de abaixar-se e levantar-se.

Atualmente, servidores que trabalham no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), no Palácio Municipal e nas secretarias municipais de Educação (Seme) e de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) já participam da Ginástica Laboral.

O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor, da Secretaria Municipal de Administração (Semad). Por dia, em média, cerca de 700 servidores são atendidos.

O que é ginástica laboral?

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

Benefícios

Erlon Boechat
Ginástica laboral
Por dia, em média, cerca de 700 servidores da prefeitura são atendidos com o projeto Ginástica Laboral.

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa.

Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. A ginástica laboral também pode diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.

Guarda em Forma

Por conta do trabalho especializado em melhorar a postura e condicionamento dos servidores que permanecem longas horas na mesma posição, em trabalhos administrativos, a ginástica laboral não será disponibilizada aos agentes da Guarda Civil Municipal. Contudo, os agentes da Guarda têm a disposição as aulas de natação e Jiu-Jitsu, disponibilizadas gratuitamente por meio do programa Guarda em Forma.