A magia da literatura ganhou novos contornos no Cmei Marlene Orlande Simonetti, localizado no bairro República, durante a realização da Semana Literária. Crianças dos grupos 3A e 3B, do turno matutino, viveram momentos de aprendizado em uma atividade que uniu contação de histórias, passeio pela restinga, descobertas sobre a fauna e a flora locais e participação das famílias, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV).
A ação fez parte do projeto de sala "Da terra e do mar, nossas crianças podem cuidar", em sintonia com o projeto institucional da unidade. Para dar início à aventura, duas obras foram escolhidas: "A coruja buraqueira e o buraco do tatu", da autora Cristiane Tavares, e "Restinga", da Semmam. De maneira sensível e lúdica, os livros apresentaram às crianças a riqueza da fauna e da flora de um ecossistema tão presente em Vitória, mas que muitas vezes passa despercebido.
O grupo fez uma visita ao Parque Padre Alfonso Pastore, onde meninos e meninas puderam ver de perto o que aprenderam nas histórias. Entre trilhas, cores e aromas, eles exploraram frutas típicas da restinga, como a maçã-da-praia, a pitanga, o abricó e a fruta-do-conde, além de conhecer a árvore almescla, famosa por seu óleo perfumado e medicinal.
Os pequenos adoraram e fizeram questão de dizer o que acharam da atividade. "Eu vi bichinhos pequenininhos, frutinhas e comi maçã-da-praia", contou a Ayla, de 3 anos. "Teve a história da coruja buraqueira e o buraco do tatu", contou o Daniel, também de 3 anos. O passeio também foi um momento de união entre escola e comunidade. Pais e responsáveis acompanharam cada etapa, compartilharam descobertas com os filhos e celebraram juntos a riqueza da natureza.
"Foi incrível descobrir, junto com as crianças, que em meio a tantas construções ainda existe uma área de mata tão bem preservada, e tão pertinho de nós. Tudo isso contribuiu para criar uma memória inesquecível, tanto para as crianças quanto para toda a equipe escolar", disse Patrícia, mãe da pequena Ayla. "Foi uma manhã divertida e de muito aprendizado para as crianças e também para nós, pais. Esse dia ficará marcado para sempre em nosso coração", contou Luciana, mãe do João, do grupo 3B.
Já a professora Dirlene, do grupo 3A, destacou a iniciativa da equipe pedagógica. "Mais do que uma atividade pedagógica, foi um momento rico de aprendizado e conexão com as famílias, com as crianças e com a natureza", completou.