Notícias

Sem capacitismo: bate-papo com treinador e paratleta encanta estudantes

Publicada em 22/09/2022, às 17h45 | Atualizada em 22/09/2022, às 17h51

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Paratleta Adriele Helmer e os filhos
Paratleta Adriele Helmer e os filhos. (ampliar)
Luis Oliveira
Emef Suzete Cuendet - Setembro Verde
Programação do Setembro Verde na Emef Suzete Cuendet. (ampliar)

A programação do "Setembro Verde" está recheada de atividades sobre a educação inclusiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, localizada em Maruípe. Na tarde desta quinta-feira (22), a escola recebeu para uma palestra o professor Leonardo Miglinas, educador físico e técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, que participou de duas olimpíadas e campeonatos mundiais de esportes paralímpicos.

Os estudantes do 6º ao 9º ano foram até o auditório para um bate-papo com o professor. Ele falou sobre a história do paradesporto, curiosidades, sistemas de classificação, modalidades, desafios e algumas de suas conquistas ao longo de sua trajetória como treinador. Além disso, ele exibiu vídeos motivacionais, com histórias de pessoas com deficiência que se superaram e se tornaram gigantes por meio do esporte paralímpico.

Para a alegria dos estudantes, a escola também contou com a presença da paratleta Adriele Helmer. Ela tem baixa visão e vem dando um verdadeiro show de superação e dedicação ao atletismo. Inclusive, ela é mãe dos gêmeos Pedro e Henrique, do 5º ano, e de Matheus, do 7º ano, que estudam na Emef e tiveram a alegria de ver a mãe contando sua história.

Engajamento

As turmas estão engajadas com o tema pela grande programação preparada pela equipe escolar para o "Setembro Verde". A estudante Maria Eduarda Sena é surda e, utilizando a Língua Brasileira de Sinais, falou sobre o que leva de aprendizado após as palestras.

"Eu gostei bastante dos depoimentos e histórias deles. Fico admirada pelos atletas alcançarem tantos feitos incríveis, superando as adversidades. Não se deve ter pena de pessoas com deficiência, pois são capazes de grandes feitos. Hoje conhecemos alguns que certamente são exemplos para muitas pessoas", disse.

Lorena Alves, do 9º ano, também avaliou de forma positiva as palestras, e contou que saiu do auditório cheia de novas descobertas. "As pessoas com deficiência podem fazer qualquer coisa, e são totalmente capazes. Às vezes nos encontramos em uma zona de conforto, mas ver esses exemplos de pessoas que superam desafios diariamente abriu muito a nossa mente. Quero ir ver os treinos desses atletas pessoalmente", contou.

Para Adriele Helmer, paratleta do atletismo, a conversa com as turmas foi importante para que acreditem que tudo é possível, inclusive para as pessoas com deficiência. "Sou deficiente, sou mãe de crianças com deficiência, sou paratleta e busquei trazer um pouco da minha história, para motivar os estudantes. Nada é impossível! Basta que lutemos sempre, independentemente de onde viemos, de onde moramos. Minha vida não foi fácil desde a infância, e nem por isso deixei de buscar evoluir, me superar e continuar insistindo em ser melhor", disse.

Programação

Amanhã (23), é dia de Café com Prosa, a partir das 15h30, com a participação da pedagoga da rede municipal Guida Mesquita e de familiares e responsáveis por estudantes da Educação Especial.

Na semana que vem, tem gincana! Na segunda-feira (26), os estudantes do 1º ao 5º ano participam da gincana inclusiva na quadra da escola. Na terça (27), é a vez das turmas do 6º ao 9º ano. No dia 28, será realizado o encontro de estudantes surdos matriculados na rede municipal de ensino de Vitória, com gincana de cores, peça teatral e palestra.

No dia 29, serão feitas apresentações diversas para as turmas dos anos iniciais. No dia 30, encerrando as atividades, tem apresentações culturais realizadas pelas turmas dos anos iniciais da unidade de ensino, até com show de talentos!

Luis Oliveira
Emef Suzete Cuendet - Setembro Verde
Programação do Setembro Verde na Emef Suzete Cuendet. (ampliar)
Luis Oliveira
Emef Suzete Cuendet - Setembro Verde
Programação do Setembro Verde na Emef Suzete Cuendet. (ampliar)

Voltar ao topo da página