Notícias

Saúde registra mais de 2 mil atendimentos no PA infantil da Praia do Suá

Publicada em 05/09/2022, às 16h40 | Atualizada em 05/09/2022, às 16h44

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Beth Nader
Inauguração do PA Infantil da Praia do Suá

Um mês após o retorno dos atendimentos infantis de urgência e emergência para o Pronto Atendimento (PA) da Praia do Suá, já foram realizados 2.368 atendimentos. Desse total, 1.832, 77% da procura foram de pacientes pouco graves ou urgentes (verde), 297 urgentes (amarelo), 211 muito urgentes (laranjas) e um paciente foi classificado como emergência (vermelho). 

Todos os atendimentos seguiram o conhecido Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes por meio de cores após uma avaliação que inclui verificação de seus sinais, sintomas e nível da dor, que representam, assim, a gravidade do quadro e o tempo de espera (urgência) para atendimento de cada paciente.

"Estamos com tempo médio de 12 minutos, entre a chegada da criança ao local e o atendimento médico. Isso muito me alegra! É uma excelente conquista e vamos trabalhar para manter esse padrão", disse a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

O diretor do PA, Enrielton Chaves, lembra que a equipe pensou em todos os detalhes para garantir conforto e acolhimento para os pacientes, estabelecendo fluxos bem definidos desde o atendimento na recepção, na classificação e no atendimento médico.

"O segundo andar do PA foi reestruturado, mantemos as escalas médicas e apoio completas. Além disso, todos os profissionais são muito comprometidos, além de atenciosos com nossos pequenos. O retorno que recebemos dos usuários vem em forma de elogios pelos atendimentos feitos com o cuidado, o carinho e a celeridade que nossos munícipes esperam", explica Enrielton.

Dentre os profissionais que atuam no PA da Praia do Suá, o pediatra Pedro Henrique Celestrini destaca a organização do trabalho e o apoio da tecnologia no bom encaminhamento da rotina no PA. "Graças ao fluxo de trabalho e à Rede Bem-Estar (RBE) conseguimos conduzir facilmente o paciente, porque temos todo o seu histórico na rede de saúde de Vitória, de forma detalhada. Isso facilita nosso trabalho", declara.

Melhorias

A Prefeitura de Vitória realizou melhorias no setor infantil, que fica no segundo andar do PA da Praia do Suá, para garantir atendimento com dignidade e melhor acolhimento aos pacientes. O local conta com sala de raio-X, sala de nebulização, sala de medicação, consultórios, sala de coleta de exames, recepção, sala de medicação, sala de repouso, isolamento e três leitos para observação, além de mobiliário e equipamentos novos.

A equipe é composta por médicos pediatras, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, farmacêutico, assistente de farmácia e auxiliar de laboratório, dentre outros profissionais necessários ao funcionamento do PA.


Voltar ao topo da página