Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

São Pedro celebra 48 anos com festa cultural e religiosa

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Glacieri Carraretto


Léo Silveira
São Pedro celebra 48 anos com festa cultural e religiosa
No sábado, muita gente curtiu o forró
Léo Silveira
São Pedro celebra 48 anos com festa cultural e religiosa
No domingo, o público pode vivenciar um culto e uma missa

O bairro São Pedro está em clima de festa neste fim de semana para comemorar seus 48 anos de história. A comunidade, erguida sobre os manguezais e conhecida pela culinária e belezas naturais, se tornou um dos símbolos culturais de Vitória e reuniu moradores e visitantes em uma programação especial que começou na última sexta-feira (26) e se encerra neste domingo (28).


No sábado (27), a animação ficou por conta do sanfoneiro capixaba Donato Fontana e do cantor Carlinhos Rocha, que apresentou o novo EP "Voz, Alma e Forró", arrastando famílias e amigos para a Praça Dom João Batista em uma noite de música e celebração.

A assistente de educação infantil Vanilza Medina curtiu os shows do começo ao fim. "Eu gostei demais, em especial porque eu moro aqui e, melhor que se divertir fora do bairro, é ficar no bairro que a gente mora", conta.

Já o pedreiro Wendel Calliari saiu de Cariacica todo encapotado por medo de passar frio na orla. "Mas já estava suando, bastou dançar que esquentou", brincou.


Toda essa movimentação foi muito boa para quem empreende na região, como a dona Marilene Nascimento. Ela vende salgados e outros quitutes. "As vendas estão ótimas, até fiz outras receitas para ter mais opções", descreveu.


O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância da trajetória da comunidade: "Essa é uma forma de testemunhar o quanto a união da comunidade e o trabalho coletivo transformam destinos. Ver essa praça linda e cheia de alegria e festejando a história de São Pedro", completou.


Já o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, ressaltou a relevância cultural da festa: "É uma alegria construir essa comemoração e acima de tudo reconhecer que a identidade de Vitória pulsa forte no coração da sua gente. São Pedro está de parabéns!"


A programação segue neste domingo (28), das 8h às 19h, com uma agenda que reúne cultura, fé e ações comunitárias. Pela manhã, haverá atividades voltadas para as crianças com a "Boneca Juju", ações comunitárias e um culto ecumênico com a participação de diversos pastores e igrejas. O encerramento será marcado por missa celebrada pelo padre Alessandro, na Paróquia local, reunindo toda a comunidade em um momento de fé e gratidão.


Mais do que um aniversário, a celebração reafirma a identidade de São Pedro como símbolo de resistência, união e esperança. À beira do pôr do sol mais marcante da cidade, o bairro convida moradores e visitantes a participarem do último dia de festa, celebrando a história e a força de um povo que nunca deixou de escrever o próprio futuro.