Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Sala de Leitura do Parque Barreiros será aberta ao público nesta terça-feira

Publicada em | Atualizada em

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Fabiene Passamani
Sala de Leitura do Parque Barreiros
Pessoas poderão pegar livros emprestados na Sala de Leitura do Parque Barreiros

Com o objetivo de estimular o hábito da leitura e facilitar o acesso aos livros, a Sala de Leitura do Parque Barreiros, que é a primeira biblioteca localizada em uma área verde na capital, será aberta ao público nesta terça-feira (3).

No local, as pessoas terão acesso a grandes obras da literatura de forma gratuita. Os moradores interessados em ler alguma das obras disponíveis na Sala de Leitura poderão levar o livro para casa através do empréstimo domiciliar. Para isso, o usuário precisa preencher um cadastro no próprio local e apresentar a cópia do documento de identidade e do comprovante de residência. Se for menor de idade, é necessário que o cadastro seja feito pelo responsável.

O prazo para o empréstimo é de 10 dias corridos para devolver o livro, sendo possível a renovação por igual período, desde que o mesmo não tenha sido reservado por outro usuário. O horário de funcionamento da biblioteca é das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, de terça a sexta-feira.

"Instalar uma Sala de Leitura dentro de um parque é um convite irresistível à literatura. Nossa parceria com a Chocolates Garoto e o Instituto Oldemburg proporciona aos moradores da região e aos visitantes de Barreiros um saudável encontro entre a cultura e a natureza", disse a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

Pintura

Roberto Trabach
Sala de Leitura do Parque Barreiros
Intervenção artística do projeto "A Arte é Nossa" mostra criança compenetrada na leitura

Um dos destaques do espaço é a pintura do artista Renato Pontello, que cobre a fachada do local e faz parte do projeto de intervenção artístico-urbana "A Arte é Nossa".

No grafite idealizado pelo artista, destacam-se três figuras: um menino surpreso com a quantidade de informações que pode estar dentro de um livro; uma criança concentrada no mundo do conhecimento; e uma garota dando asas à sua imaginação enquanto folheia um livro, em uma metáfora sobre o estímulo à criatividade.

Doação

A Sala de Leitura do Parque Municipal Barreiros recebeu a doação de mil livros (500 títulos duplicados). A ação é fruto do projeto "Vamos Todos Ler – Salas de Leitura", uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a Chocolates Garoto e o Instituto Oldemburg.