Notícias

Restauração de capela faz resgate histórico da Capital

Publicada em 03/07/2009, às 14h28 | Atualizada em 15/10/2009, às 16h20

Por Loureta Samora, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques


Marcos Salles
Inauguração do Restauro da Capela de Nossa Senhora das Neves
A construção do século XVII, integrante do Convento São Francisco, no Centro da Capital, passou por um processo de restauro

Fé, história, turismo e identidade cultural. Todos esses elementos estão reunidos na Capela de Nossa Senhora das Neves, reaberta na manhã desta sexta-feira (03).

A construção do século XVII, integrante do Convento São Francisco, no Centro da Capital, passou por um processo de restauro e, a partir de agora, passa a compor o roteiro de visitas do Projeto Visitar, da Prefeitura Municipal de Vitória.

A restauração foi realizada pelo Instituto Goia, com recursos da Aracruz, e contou com orientação da pesquisadora Andrea Aparecida Della Valentina. Para a Mitra Arquidiocesana de Vitória, a reabertura da capela é um resgate da memória capixaba.

Ao longo das obras, segundo a pesquisadora, foi possível recuperar a arquitetura da edificação e, ainda, encontrar nichos de restos mortais que foram apresentados à comunidade.

O coordenador da restauração pelo Instituto Goia, Pedro Canal, explicou que toda a obra foi feita com um olhar cuidadoso de quem tem a responsabilidade de restaurar um patrimônio histórico. Pedro Canal destacou ainda que todo trabalho foi executado por jovens em situação de risco, orientados por profissionais.

Identidade

 

Marcos Salles
Inauguração do Restauro da Capela de Nossa Senhora das Neves
A reabertura da capela, segundo o prefeito João Coser, reforça a identidade cultural capixaba.

O prefeito João Coser destacou a forma apaixonada como a pesquisadora e todos os demais envolvidos na restauração trabalharam.

A reabertura da capela, segundo o prefeito, reforça a identidade cultural capixaba. "A cidade precisa aprender a cuidar mais da sua história e cultura. Fazemos isso a partir do Projeto Visitar, que, no último mês, alcançou a marca de 100 mil visitas realizadas", destacou.

O arcebispo de Vitória, D. Luiz Mancilha Vilela, reforçou a fala do prefeito. "A capela de Nossa Senhora das Neves, vai além da expressão de fé. Ela é um monumento histórico e cultural. Agradeço a todos que acolheram nossa ideia de restaurá-la", afirmou.

Matéria relacionada:

Professora da rede municipal resgata história da capela e de santa


Voltar ao topo da página