Notícias

Requalificação da Curva da Jurema contempla estacionamento e mais infraestrutura

Publicada em 15/03/2023, às 18h55 | Atualizada em 16/03/2023, às 11h00

Por Andreza Lopes (aclopeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação / PMV
Requalificação da Curva da Jurema
Requalificação da Curva da Jurema. (ampliar)

O projeto de reurbanização da Curva da Jurema utiliza o conceito proposto nas ruas vivas e tornará o espaço mais moderno e acessível para a permanência de pessoas, além de mais convidativo para quem passa pela Avenida José Miranda Machado. A área total de intervenção é de, aproximadamente, 16 mil metros quadrados.

A proposta contempla a remodelação das áreas de estacionamento, totalizando 240 vagas, incluindo vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, bem como de embarque/desembarque e carga/descarga, além de mudança no fluxo de trânsito.

A requalificação da praça que divide o estacionamento do calçadão contempla a retirada de canteiros, troca de piso, criação de novas áreas verdes, instalação de novo mobiliário urbano e novos acessos ao calçadão. Propõe também o alargamento e novo piso do calçadão e da ciclovia, criando novas áreas de paisagismo e melhorando as existentes.

A geometria da rua na parte inferior do estacionamento será elevada ao nível da calçada, sendo compartilhada. O tipo de veículo a transitar por essa via deve ser médio de passeio e caminhão de, no máximo, 16 toneladas. Com o trânsito local de baixo volume, serão implantadas vagas de estacionamento apenas para pessoas com deficiência, idosos, embarque e desembarque, carga/descarga e a ciclovia que já existente no local.

Divulgação / PMV
Requalificação da Curva da Jurema
Requalificação da Curva da Jurema. (ampliar)

Na parte superior, o bolsão de estacionamento existente terá uma nova geometria com redimensionamento das vagas, além de ser implantada uma faixa elevada no seu interior para dar maior segurança aos usuários da via, conforme apresentado em projeto.

A proposta de iluminação da área prevê 12 postes de 9 metros na área do calçadão e 10 postes de 4 metros na área do estacionamento. 

O grande canteiro entre a praça de estacionamento e a orla receberá espécies novas - grama esmeralda, moreia e ave do paraíso. Na calçada junto à Avenida José Miranda Machado, foram propostas novas 26 espécies de Ipê Rosa.

Segunda etapa

Nesta segunda etapa das obras, as intervenções começam pelo bolsão de estacionamento. A fim de permitir o acesso dos frequentadores, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) vai instalar um espaço alternativo para os motoristas.

Uma das faixas de rolamento passa a funcionar com vagas a 45⁰ na Avenida José Miranda Machado (ao lado do Shopping Vitória).

Divulgação / PMV
Requalificação da Curva da Jurema
Requalificação da Curva da Jurema. (ampliar)

A obra

A ordem de serviço para as obras de reurbanização da Curva da Jurema foi assinada em julho do ano passado. Como a modalidade de licitação é de contratação integrada, a empresa vencedora fez inicialmente os projetos, para depois iniciar as obras.

Em outubro, os projetos ficaram prontos, mas, diante da proximidade do período de fortes chuvas - que acabou se concretizando com 35 dias de precipitação pluviométrica, a Prefeitura adiou o início das intervenções em comum acordo com os comerciantes da Curva da Jurema para depois do período de férias . Tal decisão levou em consideração o primeiro verão pós-pandemia.

Encerradas as férias, as obras foram iniciadas, com a instalação do canteiro e isolamento da área a ser reurbanizada. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informa que agentes de Trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) estão no local para orientar condutores e pedestres, especialmente em dias e horários de maior concentração de pessoas na região.

Requalificação da Curva da Jurema

Voltar ao topo da página