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Rede de ensino de Vitória celebra o Dia Nacional do Surdo com ações de inclusão e de identidade
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Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Neste dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Surdo, uma data que reforça a importância da inclusão, do respeito à diferença linguística e da valorização da identidade surda na sociedade. Na rede municipal de ensino de Vitória, esse compromisso é traduzido em práticas concretas que garantem o direito à aprendizagem e à participação plena de crianças e estudantes surdos.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) conta com dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental e EJA (Emefs) referência na educação de surdos. Nessas unidades, as práticas pedagógicas são asseguradas por meio de uma abordagem bilíngue, que reconhece a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e o Português escrito como segunda. O trabalho é realizado de forma colaborativa entre professores da sala de aula regular e professores de Libras (surdos) e professores bilíngues (ouvintes), garantindo suporte pedagógico e atenção às especificidades dos estudantes.
Além disso, a rede investe em iniciativas que ampliam o diálogo entre estudantes surdos e ouvintes. Em quatros escolas referência, são ofertadas dentro da grade curricular a disciplina de Práticas Experimentais - Libras, para todos os estudantes, independentemente se surdos ou ouvintes. Essa disciplina, além de valorizar a Língua Brasileira de Sinais, dentro do contexto das escolas referência em educação de surdos, promove a interação, respeito e trocas linguísticas no ambiente escolar.

As escolas referência, que não ofertam a disciplina de Práticas Experimentais - Libras em sua grade curricular, organizam oficinas de Libras (dos Cmei's à EJA). Desta forma, toda a comunidade escolar tem acesso a Libras, possibilitando a comunicação entre surdos e ouvintes.
O trabalho desenvolvido é tão significativo que já resultou em conquistas importantes, como a produção de um livro autobiográfico lançado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Cuendet, em Maruípe, escrito por estudantes e professores surdos da unidade, que compartilham suas trajetórias, vivências e identidades.

Educação Bilíngue para Surdos em Vitória
O fortalecimento da educação de surdos está integrado à política mais ampla de Educação Especial da rede municipal. Em janeiro deste ano, a Prefeitura empossou os primeiros professores concursados da Educação Especial, após a realização de um concurso inédito específico para a área. Ao todo, 62 profissionais já atuam nas unidades escolares, reforçando o atendimento educacional especializado.
A área contempla diferentes modalidades, como Braille, Deficiência Intelectual, Libras e professores bilíngues (Libras e Língua Portuguesa na modalidade escrita), com o objetivo de expandir e fortalecer cada vez mais a inclusão e a acessibilidade no ensino público da capital.
"A rede municipal de Vitória tem avançado de forma significativa na inclusão de estudantes surdos, com escolas referência, professores especializados e ações que ampliam o diálogo entre surdos e ouvintes. Essa data nos inspira a seguir fortalecendo as políticas públicas que promovem igualdade de oportunidades para todos", destaca a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.