Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Projovem promove integração entre adolescentes da capital

Publicada em | Atualizada em

Por Andreza Lopes (aclopeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Divulgação Semas
Projovem

A convivência e o fortalecimento de vínculos são importantes para todos os seres humanos, independente da idade. Na adolescência, fase intensa de transição no desenvolvimento físico e psicológico, são essenciais.

Reconhecendo essa necessidade e importância para o desenvolvimento, a Gerência de Atenção a Família (Gaf), da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), promove, nos dias 24 e 25/11 o evento “ Soci: festa das cores”.

Por meio do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes – Projovem, a ação de integração prevê receber aproximadamente 400 jovens, divididos em 04 grupos, nos dias 24 e 25/11 das 8h às 11h e das 14h às 17h, na quadra do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque Moscoso, que fica na região do Centro da Capital.

"A 'Soci' é um momento de confraternização e de encontro dos jovens que fazem parte do Projovem, e que têm toda uma trajetória de construção ao longo do ano. É um momento de alegria, de mostrar talentos,  que é único na vida deles. O que nós esperamos é que seja cada vez mais potencializado na nossa rede, e que a 'Soci' seja, de fato, um momento de união e troca de experiências entre eles", afirma Cintya Schulz, secretária de Assistência Social de Vitória.

O evento é direcionado somente aos adolescentes já inseridos no Projovem, e trata de um momento de integração dos 26 coletivos, distribuídos nos 12 Cras de Vitória.

A festa

Nos dois dias de evento haverá apresentações culturais, feitas pelos próprios adolescentes, sorteios de brindes e participação da bateria da escola de samba "Chegou quem faltava". A alegria e diversão estão garantidas!

Cremilda Astorga, Gerente de Atenção à Família da Semas, explica que a “Soci” representa muito para os adolescentes que participam do Projovem. “Realizamos a ‘Soci’ todos os anos desde 2016. É um evento muito esperado por todos os adolescentes do Projovem, por ser um momento de integração, alegria, cultura e realização. Na Soci todos os adolescentes dos 26 coletivos, dos diferentes territórios se confraternizam. É lindo de ver a alegria dos adolescentes e motivação das equipes em proporcionar isso para eles”, pontua Cremilda.

A organização do evento é feita pela equipe do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes – Projovem, dos 12 Cras de Vitória, que conta com assessores, educadores sociais e cozinheiras.

Projovem

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens - Projovem é complementar às ações desenvolvidas pelos Cras junto às famílias e com a comunidade, na proteção e no desenvolvimento dos adolescentes e jovens de 15 a 17 anos de idade, que estejam em situação de vulnerabilidade social.

O Projovem possibilita a ampliação do universo artístico, cultural e do mundo do trabalho; contribui para a permanência dos adolescentes no sistema educacional; estimula o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e formação cidadã e proporciona espaços coletivos de convívio.

As equipes dos Cras organizam os jovens em grupos de 15 a 30 integrantes, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um educador social e um técnico de referência, que assistem a eles. Para participar, basta procurar o Cras da região onde mora.