Imprensa
Projovem: Adolescentes visitam O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci
Publicada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


A equipe do Serviço de Convivência Projovem do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Continental lançou mão do poder da arte, espírito inovador e desbravador de Leonardo Da Vinci para levar cultura e ampliar a visão de mundo dos adolescentes atendidos pelo serviço. Nesta terça-feira (28), os adolescentes foram conhecer "O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci".
Era só olhar para as expressões faciais dos adolescentes para perceber o poder das obras em cada um deles. Para Thalisson Floris Laeber, de 17 anos, o passeio pela exposição foi uma experiência inesquecível. Amante das artes e estudante da área de mecânica, a identificação de Thalisson com o artista foi imediata.
"Foi uma oportunidade quase que única para que nós pudéssemos ter uma bagagem cultural a mais. De cara me interessei no assunto em questão. Haviam quadros, criações mecânicas do autor e até mesmo composições musicais", falou o adolescente.
Thalisson fez questão de deixar fluir toda sua emoção e encantamento com a mostra. "Eu não esperava entrar em algum lugar tão legal assim tão cedo, mas o Projovem me proporcionou novamente possibilidades de ir a lugares assim. Acredito que posso falar por todos nós do projeto (como eles costumam chamar o Projovem) que a exposição nos inspirou, divertiu e nos aproximou mais ainda do que já éramos", declarou ele.
Para a adolescente Vitória Peixoto Barbosa, 16, a oportunidade de visitar a exposição foi surpreendente. "Era algo que sonhava bastante em ir e o Projovem realizou esse sonho. Realmente, me surpreendi com as obras. Foi uma mistura de emoções. Fiquei impressionada com cada obra. A parte que mais me tocou foi a forma como montaram a exposição. O vídeo com as obras do Leonardo, deu a devida importância aos traços e as pinturas ai fiquei ainda mais apaixonada pela exposição", falou com admiração.
As declarações, impressões e expressões dos adolescentes a cada passo dado dentro do "O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci" deixaram a assessora técnica do Projovem Continental Katiucia Santana Azevedo emocionada e de "dever cumprido".
"Foi lindo ver o brilho nos olhos dos adolescentes vendo aquelas obras tão grandiosas", falou Katiucia com a voz embargada. Ela acrescentou que a possibilidade de apresentar esse universo para os adolescentes foi muito impactante. "É uma realidade tão distante para eles, mas hoje se tornou realidade. Estou muito feliz em ter compartilhado esse momento único de conhecimento tão importante para o desenvolvimento cultural dessas juventudes", disse ela.
Participar desse momento de apresentação do universo de Leonardo Da Vinci para os adolescentes, também, gerou um impacto positivo no educador social Evaristo Borges.
"A oportunidade de proporcionar para estes jovens esse momento de conhecimento cultural que, de certa forma, os engaja a ter a vontade de querer crescer e sonhar, de ter uma profissão e de ser talvez um grande arquiteto e/ou matemático entre outros, assim como foi Leonardo da Vinci. Foi incrível", afirmou ele.
O educador social do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), Jorge Mayko falou da importância da integração da pessoa com deficiência junto aos jovens e demais pessoas de convívio social oportunizando o acesso a arte e ações culturais do município. "A assistida Renata, por exemplo, ficou encantada com as obras expostas no espaço e mais ainda com a oportunidade de socializar com novas pessoas"', contou ele.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a arte desperta muitas coisas em nós e permite novas possibilidades de trilhar para os adolescentes. "Trazer nossos usuários com deficiência a espaços como este e interagindo e convivendo com pessoas sem deficiência é a inclusão que nossas equipes acreditam. As Pessoas com deficiência devem estar em todos os espaços da cidade e circular livremente pelos serviços, é essa a habilitação e reabilitação comunitária descrita pelo Suas", disse Cintya.
A secretária acrescentou que Leonardo da Vinci foi um ser humano com potencial de criação incrível, assim como todos as pessoas atendidas pela Assistência Social, nós acreditamos em todas as pessoas.

