Notícias

Prefeitura realiza oficina com gestores e profissionais de saúde

Publicada em 06/09/2022, às 15h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Fernanda Sant'Anna


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Oficina de Coordenação de Redes da Atenção à Saúde
Leonardo Silveira
Oficina de Coordenação de Redes da Atenção à Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) realiza, nesta segunda (05) e terça-feira (06), a Oficina de Diagnóstico da Atenção Primária à Saúde (APS), na Escola Técnica do SUS de Vitória (Etsus). O evento, organizado para 100 profissionais da Semus, também contou com a participação da especialista em saúde pública, Maria Emi Shimaza.

Os principais objetivos desse encontro técnico são alinhar conceitos e normas sobre a APS, diagnosticar o atual estágio de desenvolvimento do sistema de saúde da capital e criar um planejamento de intervenção para aprimorar a atenção básica na coordenação da rede de saúde de Vitória.

Na ocasião, a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, ressaltou a importância da equipe para implementar melhorias no sistema de saúde da cidade, especialmente depois da pandemia da Covid-19. "Espero que todos se sintam muito inseridos dentro desse processo, para que tragam as mudanças e melhorias necessárias. E com a consciência de que representamos muitas pessoas, processos, territórios, uma cidade inteira", declarou Joanna.

A especialista Maria Shimaza destacou a importância de identificar as necessidades em saúde da população e a organização do sistema de saúde para que as pessoas vivam mais e melhor. "Essa será uma oportunidade de compartilharmos experiências, aprendendo com acertos e erros uns dos outros. Isso vai nos fazer ganhar tempo para alcançarmos nossos objetivos que é melhorar o serviço de saúde", afirma.

Na oficina, a coordenadora da Atenção Básica, Solange Bortoli Neves apresentou o cenário atual em que está organizada a Atenção Primária à Saúde e a coordenação da Rede de Atenção à Saúde no município de Vitória, detalhando os equipamentos da Semus e abordando alguns indicadores de saúde, o perfil da população da capital e principais atendimentos realizados pelas equipes.

Os participantes dividiram-se em quatro grupos para identificar e desenvolver o diagnóstico detalhado do perfil da população atendida pela Semus, o modelo de atenção à saúde, da estrutura e da gestão da rede municipal de saúde.


Voltar ao topo da página