Notícias

Prefeitura de Vitória realiza ações que garantem acesso à informação

Publicada em 28/09/2022, às 15h10

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Portal de Transparência PMV

O Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, celebrado em 28 de setembro, desde 2015, tem muito o que ser comemorado em Vitória. A atual gestão da capital avança na implementação de melhorias e novas funcionalidades em seu Portal de Transparência e no papel de promover o acompanhamento e monitoramento das demandas registradas pelo Sistema de Informação ao Cidadão (SIC). Com isso, garante que o cidadão tenha o pleno acesso às informações do município em transparência ativa ou passiva.

A nova página de licitações no Portal de Transparência apresenta maior detalhamento das contratações públicas. Outras iniciativas são a nova página para acompanhamento das obras do município, também disponível no Portal de Transparência, e a implementação de ferramentas de acessibilidade no site oficial da Prefeitura.

Carta de Serviços

Em 2022 Vitoria também instituiu a Carta de Serviços, em cumprimento à Lei Federal nº 13.460/2017. A Controladoria Geral do Município (CGM) desenvolveu metodologia para elaboração da Carta e ofertou, em conjunto com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda,  capacitação aos representantes de todas as secretarias e órgãos da administração Indireta para sua efetiva implementação.

A Carta de Serviços do Município de Vitória está disponível no endereço https://cartadeservicos.vitoria.es.gov.br/ e pode ser consultada por todas as pessoas.

Conselho de Transparência Municipal

Também em 2022, por meio do Decreto n° 21.094/2022, a Prefeitura de Vitória instituiu o Conselho de Transparência Municipal, com o intuito de zelar pelo acesso dos cidadãos às informações públicas, promover a participação social e o monitoramento junto à administração. O conselho também tem como atribuição sugerir projetos e ações prioritárias da política de transparência da gestão de recursos públicos, e de controle social e ações para aprimoramento e modernização do Portal de Transparência do Município.

Em sua composição, o conselho conta com representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil. Nesse caso, são dois representantes da comunidade local sem vínculo político-partidário, 1 representante da Transparência Capixaba, 1 representante da OAB e 1 representante de instituição de ensino superior instalada na capital.

Sistema de Informação ao Cidadão

A CGM recebeu 169 pedidos de informação registrados no Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), com cumprimento de todos os procedimentos previstos na Lei Federal de Acesso com relação à transparência passiva. 

"A Transparência é um grande indutor de controle social. Este, por sua vez, é a forma mais direta e eficaz do cidadão se fazer presente na administração de sua cidade", diz o secretário da Controladoria Geral do Município, Denis Penedo Prates.

Saiba mais

O Dia Internacional do Acesso Universal à Informação possui como ideal conscientizar a população de que todos devem ter acesso à informação pública, qualquer que seja. De acordo com a Unesco, idealizadora dessa data, o acesso à informação é um direito de todo o ser humano, em que pautas de inclusão e abertura ao diálogo tornam-se primordiais para a adesão de desenvolvimento sustentável e governança.


Voltar ao topo da página