Prefeitura assina ordem de serviço para reforma de rede elétrica em escola
Publicada em | Atualizada em
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Jansen Lube/PMV
Jansen Lube/PMV
Emef Maria Leonor Pereira da Silva terá salas de aula climatizadas. (ampliar)
Desde 2019, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) dispõe de 29 aparelhos de ar condicionado para serem instalados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, que fica em Santa Lúcia. A climatização das salas de aula que são utilizadas por 400 estudantes, vai se tornar um sonho realizado.
Na manhã desta terça-feira (5), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, assinaram a ordem de serviço para a reforma de toda a rede elétrica da unidade de ensino, o que possibilitará a climatização que tem prazo de 90 dias para ficar pronta, após o início das obras.
“Poder trazer melhoria para o ambiente escolar é muito importante. Nós estamos ainda em uma pandemia, temos a necessidade de tomar os cuidados, seguir as regras sanitárias, mesmo assim estamos trazendo avanços. Estamos hoje com 52 unidades de ensino em obras, tudo isso contribui para que as crianças tenham melhores oportunidades. Esse é o nosso compromisso, tivemos que tomar medidas austeras, mas o resultado é esse, em 15 dias, começamos mais uma obra. Desde 2019, os aparelhos de ar condicionado estão aguardando e serão instalados aqui até o fim do ano”, destacou Pazolini.
O custo da obra é de R$ 305.046,63 e faz parte do Plano Vitória, que foi lançado em setembro pelo prefeito, para investir R$ 1 bilhão, até 2024. O Plano Vitória é fruto do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão e prevê ações em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade, urbanização, habitação, equipamentos esportivos e culturais e tecnologia.
Conquista
O diretor da unidade de ensino, Welington Klein, ressaltou que a intervenção na unidade de ensino é uma conquista para toda a comunidade escolar.
“É uma conquista para nossa escola, um sonho desejado há muito tempo, para que nossos estudantes tenham um ambiente melhor de aprendizado. Há três anos, temos um projeto e agora ele será realizado. Em nome da comunidade escolar, quero agradecer ao prefeito”, disse.
A secretária de Educação ressaltou o protagonismo da pasta na gestão. “Cheguei mais cedo à escola e, visitando as salas de aula, ouvindo os estudantes, pude perceber há quanto tempo eles esperam por isso, pude sentir o calor que faz nessas salas. Em um ano de desafios, de pandemia, de reabrir a escola, agradeço todo o investimento que o prefeito Lorenzo Pazolini tem feito para que a gente possa escrever juntos uma nova história e fazer as mudanças que são necessárias nessa rede, que já é tão potente”, afirmou
A obra
A ampliação e reforma da parte elétrica são necessárias para que seja possível a instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula da escola.
A obra prevê instalação de uma subestação aérea de 112,5k VA, execução de novas instalações elétricas com tubulações e eletrocalhas aparentes, com pequenas intervenções civis para viabilizar as novas instalações elétricas.