Prefeito da capital do Benin propõe acordo de cooperação mútua com Vitória
Publicada em | Atualizada em
Por Jaqueline Vianna, com edição de Deyvison Longui
Marcos Salles
Durante visita na capital, o prefeito Moukaran Oceni ficou entusiamado com os projetos orla e academia popular implantados em Vitória
Vitória atraiu as atenções do prefeito de Porto-Novo, capital do país africano Benin. Moukaran Oceni, chefe do Executivo daquela cidade, visitou a capital capixaba nesta sexta-feira (26) e almoçou com o prefeito João Coser.
Ele manifestou interesse em um acordo de cooperação mútua entre os municípios. "Temos em comum que, aqui, a cidade é rodeada pela baía e, lá, da mesma forma, temos lagoas que envolvem nossa capital. Queremos levar alternativas daqui para lá", disse Oceni, que gostou, principalmente, dos equipamentos do Projeto Orla, entre eles a academia popular, em São Pedro. Ele quer levar o mesmo modelo para Porto-Novo.
Oceni, ainda, convidou João Coser para as comemorações dos 50 anos da Independência de Benin, que serão completados em agosto, mas a viagem dependerá da agenda do prefeito da capital.
João Coser se disse honrado com a visita do prefeito africano, que estava acompanhado de seu secretário de Serviços, Daniel Hoisnkpevi, e destacou a importância da troca de informações entre as cidades. O acordo de cooperação mútua, segundo Coser, será amadurecido.
Porto-Novo é a segunda maior cidade de Benin, possui 234 mil habitantes e fica no centro de uma região agrícola, tendo como um dos principais produtos o óleo de palma. Foi descoberto petróleo na região nos anos 90, tornando-se, desde então, um importante produto de exportação.