Prefeito anuncia novo modelo de convivência no calçadão da praia de Camburi
Publicada em
Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi
André Luiz Silva Sobral
Prefeito reuniu parte do secretariado para anunciar a implantação de novo modelo de utilização do calçadão de Camburi
O prefeito Luciano Rezende anunciou, na tarde desta sexta-feira (11), a implantação de um novo modelo de utilização do calçadão de Camburi. A partir deste final de semana, a ciclovia receberá os esportes sobre rodas: skates, patins e bicicletas. Já o calçadão será voltado apenas para as famílias e as pessoas que praticam corridas e caminhadas.
Aos domingos, quando acontece a tradicional "Rua de Lazer", a ciclovia será utilizada apenas pelas bicicletas. Os patins, skates e quadriciclos circularão na pista da avenida Dante Michelini, que fica interditada das 7 às 13 horas. Este será um espaço compartilhado com as demais pessoas que circularão no local.
O prefeito explicou que essa é uma medida emergencial para o verão e que toda a orientação será dada pelos agentes da Guarda Civil Municipal. "As pessoas estão percebendo a importância do exercício físico para a qualidade de vida e o calçadão passou a ser um espaço muito procurado. Por isso, precisávamos agir rápido e essa foi a melhor solução encontrada, pois já acontece em outros lugares do Brasil, como no Rio de Janeiro".
Os agentes da Guarda Municipal e a gerência de Educação para o Trânsito estão instruídos a agir com cortesia nas abordagens. "Esse trabalho acontecerá até que todos estejam cientes", destacou Luciano.
Arquivo PMV/SECOM
Medida visa oferecer mais conforto e segurança aos frequentadores da praia de Camburi
O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, falou sobre o trabalho a ser feito para os próximos anos. "A longo prazo, o calçadão será adequado com uma infraestrutura ideal para comportar as várias atividades. Já iniciamos os estudos e estamos identificando as principais intervenções. A ordem do prefeito é de que não sejamos restritivos e houvesse espaço para todos. Como precisamos agir rápido, a medida inicial é equacionar o espaço com base no que temos hoje".
O prefeito Luciano Rezende também falou sobre o caráter da utilização do espaço. "É preciso ter ciência de que o espaço daquele local é de lazer e contemplação, onde o centro de atenção é a família. Aquele não é um espaço de treinamento e competição. Tenho certeza que encontraremos um ponto de equilíbrio".
Os quadriciclos, que atualmente estão usando a ciclovia, não poderão mais utilizar esse espaço, tendo a permissão de utilizar somente a via principal da "Rua de Lazer".
Uma feira particular que estava acontecendo na orla de Camburi sem autorização da prefeitura também foi notificada a encerrar suas atividades para que a circulação de pessoas no local não tenha outro objetivo que não seja o lazer.