Notícias

Preces, flores e alimentos no 34º Balaio de Iemanjá, em Camburi

Publicada em 02/02/2018, às 17h21 | Atualizada em 05/02/2018, às 16h30

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Dia de Iemanjá
Divulgação Semcid
Dia de Iemanjá

Nesta sexta-feira chuvosa (2), a praia de Camburi ganhou flores e festa. É o 34º Balaio de Iemanjá, festa tradicional no dia em homenagem à "Rainha do Mar", segundo as religiões de matriz africana. O evento é realizado pelo Instituto Beneficente e Cultural Nzo Ria Kukuetu.

Cerca de 300 pessoas participam das homenagens, com momentos de preces, partilha de alimentos e saída da escuna repleta de oferendas para o alto-mar. Segundo o Instituto Nzo Ria Kukuetu, as oferendas reportam ao legado da diáspora africana. A atividade pretende difundir a cultura da paz, com respeito à liberdade e à diversidade religiosa.

Divulgação Semcid
Dia de Iemanjá
Divulgação Semcid
Dia de Iemanjá

A Coordenação de Políticas dos Direitos da População Negra e a Gerência de Políticas de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), o Conselho Municipal do Negro (Conegro) e o Fórum em Defesa da Liberdade e da Diversidade Religiosa apoiam a iniciativa, que contribui para a discussão do mosaico das heranças culturais e das experiências históricas constituintes do processo de formação social da população brasileira.

Divulgação Semcid
Dia de Iemanjá
Divulgação Semcid
Dia de Iemanjá

Voltar ao topo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.