Notícias

PMV cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia

Publicada em 28/05/2020, às 11h53

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Douglas Schneider
Ciclorrota Praça dos Namorados - Shopping Vitória
Novas ciclorrotas estão entre as alternativas pensadas pelo grupo para melhorar a circulação na cidade

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), criou um grupo de trabalho para propor novas opções de circulação na cidade após a pandemia.

Participam também do trabalho as secretarias de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), de Obras e Habitação (Semohab), a Central de Serviços e a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).

A ideia é pensar formas alternativas de circulação, principalmente, para ciclistas e pedestres, a serem implantadas após o período de isolamento social.

"As mudanças na movimentação de pessoas, na mobilidade urbana e na forma de utilizar os meios de transporte mudaram, sendo preciso inovar. Nos países que viveram a pandemia antes de nós, medidas de adequação à circulação de pessoas estão sendo adotadas. Não aglomerar passa a ser uma regra básica e necessária. Com base nessas novas diretrizes, pensaremos juntos em mais ações que estimulem e ofereçam segurança a pedestres, ciclistas e motoristas que transitam em Vitória", avaliou a titular da Setran, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel.

Bicicletas

Também serão pensadas ações de estímulo ao uso de bicicletas, com novas opções de circulação, como as ciclorrotas, além da participação de lojas especializadas e oficinas de bikes.

Alternativas

A pandemia do novo coronavírus tem sido responsável por mudar a dinâmica de diversos polos urbanos no Planeta. Os constantes alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam uma necessidade de cuidados redobrados com a higiene, além da responsabilidade do poder público em criar alternativas de modais que se sustentem.

"Para evitar a grande concentração de pessoas em horários de pico, novas estratégias precisam ser pensadas na área de mobilidade urbana. A expectativa é que surjam novas ideias e novos conceitos nas discussões que teremos neste novo grupo de trabalho em Vitória", finalizou Ana Elisa.


Voltar ao topo da página