Pequenos do Cajun de Solon Borges têm dicas de escovação e cuidados com dentes
Publicada em | Atualizada em
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi
Guiomedce Paixao
Crianças do Cajun de Solon Borges receberam orientações para cuidar dos dentes e evitar a cárie
Guiomedce Paixao
Técnico de saúde bucal Alex Francisco conversou com os pequenos e passou dicas de cuidados com a saúde bucal
De forma lúdica e prática, as crianças e os adolescentes do Cajun de Solon Borges receberam dicas e orientações sobre cuidado com a saúde bucal e a importância de manter uma boa escovação, nesta última quarta-feira (29).
Os pequenos assistiram ao vídeo "Doutor Dentuço e os Defensores dos Dentes". Um técnico de saúde bucal da Unidade de Saúde de Maria Ortiz deu algumas dicas:
Escovar os dentes com o fio dental pelo menos três vezes por dia após as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar;
A pasta dental é recomendada para criança a partir dos dois anos;
Enxaguante bucal é recomendado para criança a partir dos oito anos;
De seis em seis meses, fazer uma revisão na unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Escovação
"Agora pretendo escovar cada vez mais os dentes. Já escovo 10 vezes por dia", comentou Davi da Cunha, de 7 anos.
"Aprendi que tenho que escovar os dentes direito e todos os dias", disse Denis Zoca Brenecampi, de 6 anos.
"Hoje vi a importância de escovar os dentes certinho porque, caso contrário, eles podem cair", comentou Natan Jonatan Matos da Silva, de 9 anos.
Saúde
"Neste mês, estamos trabalhando o eixo temático 'O Direito de Ser', então pensamos em envolver a saúde física, mental e bucal. Na saúde bucal, discutimos a alimentação saudável. Assim conversamos com eles sobre diminuir o açúcar e o desperdício do alimento. Buscamos a parceria da US para explicar sobre importância da escovação correta", comentou a psicóloga do Cajun de Solon Borges, Daniela Sampaio.
Prevenção
"A importância da ação da US junto ao Cajun é a prevenção e a importância da escovação na infância. Isso reflete no posto de saúde. Porque se mantiverem a limpeza constante, alguns só precisariam ir até a US para um atendimento de rotina. Quando não tem a prevenção, a cárie acaba se instalando nos dentes e o tratamento fica mais longo. Para quem escova mais, é mais difícil de desenvolver a cárie", explicou o técnico de saúde bucal da US Maria Ortiz Alex Francisco dos Reis.
Educação
"Tentamos conversar com cada um e saber o que eles demandam. Isso fortalece cada vez mais a educação deles de uma forma lúdica, mesmo com sua realidade difícil. Queremos aqui proporcionar alegria e ensinamentos. Os resultados são positivos", disse o educador social de dança Jefferson Dias do Carmo.
Guiomedce Paixao
Crianças também aprenderam técnicas de escovação durante a ação
Guiomedce Paixao
"Agora pretendo escovar cada vez mais os dentes. Já escovo 10 vezes por dia", comentou Davi da Cunha