Imprensa
Papa-Móveis leva emoção para várias famílias com doação de móveis
Publicada em | Atualizada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Fernanda Sant'Anna
O serviço Papa-Móveis vai muito além de recolher móveis e eletrodomésticos que são descartados pelos moradores de Vitória. Nesta semana, cerca de 30 famílias foram beneficiadas com doações dos itens.
A meta da Central de Serviços, responsável pela coleta dos objetos e pela doação dos mesmos para famílias de baixa renda cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Vitória, é de dobrar esse número a cada mês.
A entrega, desta vez, contemplou moradores dos bairros Gurigica, São Pedro, Resistência, Conquista, Santo Antônio e Alagoano. Uma das beneficiadas foi a dona de casa Roberta Luara Espíndula, de 30 anos, moradora de Resistência.
Mãe de quatro filhos, Roberta, durante uma das visitas ao Cras, inscreveu-se para pedir a doação de colchão e sofá. "Tinha esperança, mas achava muito difícil receber algo. Para minha surpresa, recebi a ligação falando que eu ia ganhar tudo que precisava. Até as crianças estavam ansiosas para ver os móveis. Minha cama quebrou há alguns meses, e todos nós estávamos dormindo no colchão no chão", complementou.
Quando perguntada o que falaria com quem doou os itens no Papa-Móveis, ela declarou: "Primeiro, meu muito obrigada. Depois, falar para todas as pessoas que têm objetos em desuso. Doem, porque como eu, tem muita gente precisando dessas doações. Minha casa nunca teve um sofá".
Gratidão
A desempregada Liamara da Silva Pereira, de 47 anos, mãe de quatro filhos e avó de uma menina de 2 anos, não tinha palavras para expressar a alegria de abrir a porta de casa e receber, de uma só vez, televisão, colchão e armários.
"A vida está muito difícil para nós. Usamos os objetos até acabar, e, quando quebram, não tenho condições de consertar. Eu estava dormindo no chão. Só em pensar que voltei a ter uma cama para dormir e acordar sem dor nas costas já fico feliz".
A dona de casa Rosimary da Silva revelou que sua alegria voltou com a doação de uma geladeira duplex e uma cama box. "Há oito meses, a geladeira quebrou. Vivia pedindo favor aos vizinhos. Depois que ouvi falar das doações do Papa-Móveis, liguei e me inscrevi. Não demorou muito para tudo que eu pedi chegar na porta da minha casa. Tudo lindo e funcionando. Posso dizer que recebi em maio o meu presente de Natal".
Motivação
O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, declarou que relatos como esses motivam a equipe na busca de todas as doações e, principalmente, de fazê-las chegar até as famílias que mais necessitam. "A cada relato sentimos a equipe empenhada em entregar todo e qualquer objeto recolhido às famílias. E fazemos um apelo aos moradores para que acionem o Papa-Móveis, por meio do 156, toda vez que tiverem um objeto em desuso em casa".
Como funciona
O Papa-Móveis realiza o recolhimento gratuito de móveis e utensílios domésticos usados, mediante a solicitação dos moradores de Vitória, via formulário on-line, aplicativo Vitória Online ou telefone 156.
O serviço é realizado a partir de agendamento prévio e dispõe de uma equipe para ir até a residência do morador. Porém, o material deve estar em local de fácil acesso, não podendo a equipe entrar em casas ou apartamentos.
Os objetos recolhidos e em condições de uso são doados mediante encaminhamento feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Quando os materiais são irrecuperáveis, os produtos são enviados às associações de catadores de Vitória e vendidos como sucata ferrosa ou plástica, gerando renda para esses trabalhadores.