Notícias

Outubro Rosa: unidades de saúde usam práticas integrativas para alertar mulheres

Publicada em 04/10/2019, às 16h15

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Semus
Cantinho Verde da US de Consolação aborda benefícios de plantas e chás para a saúde (ampliar)
Divulgação Semus
Semus
US Vitória levou o grupo RespirAÇÃO para o Parque Moscoso para atividade de relaxamento (ampliar)

Durante a campanha Outubro Rosa, diversas Unidades de Saúde (US) estão “plantando amor” por meio das Práticas Integrativas e Complementares (PICs). 

A US do Forte São João ofereceu aos pacientes e servidoras uma oficina de beleza com babosa, chamada “Aloe Vera”. Na ocasião, foram distribuídas mudas de plantas e receitas.

A US Vitória levou o grupo RespirAÇÃO para o Parque Moscoso, onde foi trabalhado o tema "Outubro Rosa", cujo foco é a prevenção do câncer de mama, através de dinâmica de relaxamento.

Na US de Consolação, teve a implantação do "Cantinho Verde" para a comunidade, na qual foram abordados os benefícios do alecrim, mudas, chás, águas saborizadas, sprays e outros.

Para a médica homeopata e referência técnica na área na Semus, Henriqueta Tereza do Sacramento, as Práticas Integrativas e Complementares (PIC's) têm como essência a redução de várias doenças.

"Enxaquecas, hipertensão arterial, ansiedade, dores musculares e dores articulares são algumas delas. As PIC´s também cuidam da depressão, pois promovem o convívio das pessoas. Elas se sentem mais integradas ao contato com o ambiente e a natureza. Ajudam também na autoestima de todos, pois ficam mais motivados", disse.

A inclusão de PIC´s nas ações de estratégias de Atenção em Saúde da Família, Promoção da Saúde e Humanização está de acordo com os princípios de universalidade, integralidade e equidade que estruturam o Sistema Único de Saúde (SUS).


Voltar ao topo da página