Imprensa
Oficinas e diversas atividades na programação de férias dos Centros de Ciência
Publicada em | Atualizada em
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Para todas as idades, em cinco espaços diferentes; com horários pela manhã, à tarde e à noite; para todo mundo aproveitar e com entrada gratuita! A programação especial de férias dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC) está recheada de atividades e não precisa de agendamento para participar.
As atividades na Escola da Ciência, Biologia e História, na Escola de Física, na Escola de Inovação, no Planetário e na Praça da Ciência começam nesta quarta-feira (21) e seguem até o dia 31 de janeiro.
"A divulgação científica também passa pela experimentação. Instigar a curiosidade, mexer com a imaginação, seja por meio da tecnologia, da matemática, da física. E os nossos Centros de Ciência, Educação e Cultura proporcionam isso de uma forma que é marcante, que faz com que as crianças, os adolescentes, jovens, adultos queiram voltar, queiram mais. A programação de férias traz uma riqueza de temas e atividades que, eu tenho certeza, vai encantar todas as pessoas que estiverem em Vitória e vierem aos nossos espaços", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Escolha seu roteiro e venha se divertir com as ciências!
Escola da Ciência, Biologia e História
Este Centro de Ciência, Educação e Cultura destaca a natureza e a cultura regional através de um acervo centrado em temáticas capixabas: maquetes do patrimônio histórico regional, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, artesanato doméstico, alimentos resinados, painéis, fotografias, animais taxidermizados, dentre outros elementos. O espaço também possui aquários com espécies de diversos habitat aquáticos.
As visitas guiadas duram cerca de 50 minutos por cada roteiro, são dois: "Patrimônio histórico-cultural" e "Patrimônio natural".
Às quartas-feiras, sempre às 10 horas, o público pode participar da tecno-experiência, que são atividades lúdicas, interativas e gamificadas, contemplando representações dos elementos históricos e ambientais do Espírito Santo.
- Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Toda quarta-feira, às 10h, atividades interativas com uso de tecnologias digitais.
- Onde fica: Avenida Dário Lourenço de Souza, Nº 790. Bairro Mário Cypreste (na entrada do Sambão do Povo).
Escola de Física
O espaço terá como atividades campeonatos de amarelinha da velocidade, catapulta e corrida de latinhas. E mais oficinas de oficinas de pêndulo eletrostático, caleidoscópio, telefone de copos e barquinho de papel, além das visitas mediadas pelo acervo e contação de história com o tema "Astronomia"
Com a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes, a Escola de Física tem o objetivo de despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos.
- Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
- Onde fica: Rua Vinte e Três de Maio, 39, Parque Moscoso.
Escola de Inovação
Brincar com a tecnologia, resolver desafios, aprender a programar. Se você curte esse universo, a Escola de Inovação oferece ao público três oficinas para aprender e soltar a criatividade.
A oficina de programação com Scratch consiste na elaboração de um game utilizando a linguagem de programação em blocos. A atividade foi planejada para crianças a partir de 10 anos de idade.
Já a oficina de modelagem 3D tem por objetivo trabalhar os principais conceitos desta técnica por meio do software TinkerCAD. Também é pensada para crianças a partir de 10 anos.
E a oficina de Pixel Art, desenvolve habilidades como criatividade e raciocínio lógico, a partir da utilização de um aplicativo desenvolvido na Escola de Inovação no ambiente Scratch 3.0. Podem participar crianças a partir de 5 anos.
- Horário: De segunda a sexta-feira, com atividades iniciando sempre às 8h, 9h30, 13h30 e 15h.
- Onde fica: Rua Vinte e Três de Maio, 39, Parque Moscoso.
Planetário
O Planetário de Vitória preparou sessões e filmes com temas diversos da Astronomia e em linguagens que permitem vivenciar a experiência na cúpula de projeção desde crianças até adultos de qualquer idade. Por dia, serão oito sessões, quatro programações diferentes, sendo dois horários para cada atração.
Em exibição, projeções como "Sol, Terra e Lua", "Sistema Solar: Universo na mente das crianças", "Da Terra ao Universo", e filmes, como "Fronteiras", "Fantasma do Universo" e "Arqueoastronomia Mexica".
Para frequentar as sessões na cúpula do Planetário, de acordo com as normas da Ufes, é necessário usar máscara de proteção individual. Uma dica: ao planejar o seu passeio pelo universo, use repelente.
- Horário: De segunda a sexta-feira, com sessões às 15h e 15h45; 16h30 e 17h15; 18h e 18h45; 19h30 e 20h.
- Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.
Praça da Ciência
Além do acervo incrível, a Praça da Ciência também terá exposição de arte, oficinas de arte, oficinas científicas, visitas mediadas e Show de Física (Ufes) na programação de férias!
Entre as atividades, a oficina "Técnicas de Desenho" será ministrada pelo artista Cassio Lucas. Já na oficina "Persistência Visual", a ilusão de ótica dará a tônica da atividade que promete encantar as crianças. A oficina de "Disco Flutuante" trabalha o conceito de atrito. Será que dá certo? "Encontrando o equilíbrio" é um experimento de física desafiador.
A exposição "Emoções em preto e branco" reúne oito obras do artista Cassio Lucas utilizando a caneta nanquim. As obras serão expostas, de 03 a 15 de janeiro, em um anteparo luminoso. Para a experiência completa, leve seu fone de ouvido! Cada peça tem uma trilha sonora própria.
Anote essa data: 11 de janeiro, às 10 horas, tem Show de Física com a galera da Universidade Federal do Espírito Santo apresentando experimentos de física com a participação da plateia.
- Horário: De terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábado e domingo, das 8h às 12h.
- Onde fica: Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia).
