Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Oficina de música brasileira com mestre baiano no Museu Capixaba do Negro

Publicada em

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Divulgação Semc
Letieres vai apresentar uma nova forma de pensar os ritmos brasileiros e as nuances encontradas na música de matriz africana

Trazendo uma nova forma de pensar os ritmos brasileiros e as nuances encontradas na música de matriz africana, o mestre baiano Letieres Leite realiza uma oficina de Universo Percussivo Baiano (UPB) no dia 30 de setembro (segunda-feira), às 15 horas, no Museu Capixaba do Negro (Mucane).

Crítico do nosso modelo de educação musical, baseado na tradição europeia, o maestro acredita que a escrita tradicional da música não traduz as nuances dos microrritmos encontrados na música de matriz africana, uma das bases da música popular brasileira.

No curso, o público terá acesso a uma nova forma de pensar essas construções e análises históricas e musicais do universo rítmico brasileiro.

O evento é aberto ao público em geral, em especial pesquisadores e simpatizantes da música e cultura afros. São 60 vagas disponíveis, por meio de inscrições feitas pela internet. A classificação indicativa é livre.

Clique aqui para fazer inscrição na oficina

Curso

A estrutura e a dinâmica do curso são divididas em três momentos específicos: contextualização histórica e reflexão teórica; audição comentada de vídeos e áudios com vivência oral no aprendizado das claves e entornos; prática musical coletiva com transmissão de claves e desenhos rítmicos desse universo musical.

Sobre Letieres Leite

É saxofonista, compositor, maestro e arranjador. Lidera a Orkestra Rumpilezz, de Salvador, que possui uma estética calcada nos ritmos afrobrasileiros e incursões no jazz.

No 28º Prêmio da Música Brasileira (2017), somente o maestro Letieres Leite e a Rumpilezz foram premiados nas categorias de melhor álbum instrumental, melhor grupo instrumental e melhor arranjador, com o disco "A Saga da Travessia".

Letieres é um músico representativo na consolidação e renovação do material musical brasileiro. Sua contribuição tem sido fundamental para a continuidade e abertura de uma cultura afrobrasileira rica e desconhecida de uma grande parcela brasileira.

Serviço
Oficina de Universo Percussivo Baiano (UPB)
Quando: 30 de setembro - 15 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro - Av. República, 121 - Centro, Vitória
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Inscrições: clique aqui