Notícias

Números de dengue, zika e chikungunya ficam estáveis mas ainda geram preocupação

Publicada em 09/05/2023, às 15h20

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Imagem divulgação
mosquito comum da espécie aedes taeniorhynchus

Segundo os últimos boletins epidemiológicos do Espírito Santo e de Vitória, os números de novos casos de dengue, zika e chikungunya têm se mantido estáveis, deixando de subir nas últimas semanas. Contudo, a preocupação agora é com os casos de chikungunya, doença com sintomas semelhantes à dengue, mas que, em sua forma crônica, pode deixar a pessoa incapaz de realizar simples tarefas de rotina, devido à dor intensa que provoca.

"Na primeira semana, os sintomas são parecidos, com febre e dor de cabeça ou no corpo. Mas a intensidade e durabilidade desses sintomas muda com o tempo, de acordo com o tipo de vírus, além da presença de outros sinais", afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Aline Areias Cabidele.

O acompanhamento junto ao profissional de saúde é importante pois, tanto a dengue, quanto a chikungunya podem gerar complicações para a saúde do paciente.

Nos casos de dengue, os sintomas de alerta são dores abdominais fortes, vômitos persistentes e formas de sangramento, indicando que a doença evoluiu para sua forma grave. Para tratar os moradores acometidos pela dengue, o município de Vitória possui dois Prontos Atendimentos (PAs) e 29 unidades de saúde, onde a população pode buscar atendimento e também receber hidratação oral ou venosa, de acordo com a orientação do médico.

Já quem sente dor intensa nas articulações de forma persistente, por muitos dias, precisa ficar atento, pois pode ter desenvolvido a chikungunya crônica.

Douglas Schneider
Equipe do Centro de Vigilância em saúde Ambiental fará vistoria nas maternidades de Vitóriapara combater possíveis criadouros de Aedes Aegypti
Vitória para combater possíveis criadouros de Aedes Aegypti

"O tratamento é medicamentoso e depende da fase da doença, com seus sintomas. Uma pessoa com chikungunya, na sua forma crônica, pode precisar também de acompanhamento com fisioterapeuta e médico reumatologista. Temos pacientes que estão com os sintomas da chikungunya há mais de cinco anos", explica Aline.

Prevenção

A eliminação dos focos do Aedes aegypti é a maneira mais eficaz de prevenir o problema. Assim, a população pode utilizar um checklist para auxiliar na manutenção da limpeza dos locais que possam ser utilizados como criadouros para o mosquito.

Além do trabalho de rotina no combate ao mosquito, com visitas domiciliares e monitoramento de charcos, bueiros e áreas alagadas, os agentes de combate às endemias, também estão participando de mutirões em parceria com a Central de Serviços. Desde 25 de fevereiro, 3.821 imóveis foram visitados e 2.503 depósitos tratados nos bairros Grande Vitória, Estrelinha, Inhanguetá, Universitário, Consolação, Gurigica, Itararé, São Benedito, Bairro da Penha, Maria Ortiz, Goiabeiras e Resistência. O próximo mutirão está programado para o dia 20 deste mês, sábado, em Santo Antônio.


Voltar ao topo da página