Notícias

Novos membros tomam posse no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Publicada em 21/09/2022, às 13h10 | Atualizada em 21/09/2022, às 13h14

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Redução das desigualdades

Foto Divulgação
Posse do Comped
Posse do Comped. (ampliar)

Tomaram posse, na última segunda-feira (19), os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped). Os representantes do poder público e da sociedade civil farão parte da gestão 2022-2024. Os novos conselheiros foram empossados pela secretária de Assistência Social, Cintya Schulz.

A solenidade contou com a presença da promotora da Pessoa com Deficiência do Ministério Público, Sandra Maria Ferreira de Souza, e outros representantes de entidades da sociedade civil.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a posse do novo conselho representa mais um passo para a promoção de ações e na potencialização de discussões para o fortalecimento de uma política pública fundamental para a cidade, que é a inclusão da pessoa com deficiência.

Na ocasião, o presidente do Instituto Braille do Espírito, Santo Manoel Peçanha Nascimento, destacou a importância de, como representante da sociedade civil, inaugurar um novo momento. "Cada vez que um grupo é colocado para representar, se traz renovação. É o momento em que estão consolidando a democracia, o direito de diálogo, de colocar ideias, pensamentos. Isso é muito importante, principalmente, quando se trata de diálogo entre sociedade civil e o poder público", chamou atenção.

Foto Divulgação
Posse do Comped
Posse do Comped. (ampliar)

Para ele, esse diálogo entre o poder público e a sociedade acontece "o papel começa a acontecer. O papel do poder público é ouvir e atender os anseios da sociedade. E quando a sociedade civil tem o direito de poder falar, aí se cumpre a democracia. A gente fica feliz. Aqui, podemos falar sobre que ângulo estamos olhando, chamando o poder público para olhar na mesma janela", disse Manoel.

Para o ex-presidente do Comped, Ruy de Almeida Franklin Júnior, a chegada dos novos conselheiros representa muito mais do que o cumprimento da legislação. "A troca é importante vem para renovar a visão e as atividades que precisam ser executadas", defende Rui.

O ex-presidente fez questão de enfatizar que "as pessoas que saem não se ausentam do Comped, porque essa é uma luta constante. As pessoas de alguma forma continuam contribuindo. A gente não faz nada sozinho. A gente precisa de diversos atores para fazer a defesa da pessoa com deficiência e evoluir nas ações". Rui esteve à frente do Comped nos últimos dois anos.

Comped

Comped foi criado por meio da Lei 8.697/2014, órgão superior de deliberação colegiada, composição paritária (sociedade civil e poder executivo), caráter permanente e âmbito municipal, vinculado administrativamente à Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas).

Dentre as competências do Conselho destaca-se o disposto no Art. 2, inciso I da Lei 8.697/2014: zelar pela efetiva implantação, implementação, defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência junto aos órgãos públicos municipais, estaduais, federais, setor privado e sociedade em geral".

O conselho é um espaço de participação democrática que realiza ações como acompanhamento, monitoramento, avaliação e a fiscalização das políticas públicas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores da administração pública.

Foto Divulgação
Presidente do Instituto Luiz Braile
Manoel Peçanha Nascimento, presidente do Instituto Braille do Espírito Santo. (ampliar)

Os novos membros foram eleitos no início do mês de setembro e o Comped está composto por representantes de entidades que atuam nas áreas de deficiência física, visual, auditiva, intelectual, múltipla e transtorno global de desenvolvimento: Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência; Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade - APABB; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória (Apae Vitória);Casa de Atendimento e Orientação a Crianças e Adolescentes (Caoca); Centro de Vivências - Despertar Para Vida (CVDVida).

Vão compor o Comped também representantes do Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor (IGES) e do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (ILBES). O conselho também contará com representante de entidades de moradores (associações, conselhos ou afins), como o Conselho Popular de Vitória (CPV) e de representação de entidades de estudos, pesquisa, assessoria e/ou formação de Recursos Humanos: Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e o Centro Universitário Salesiano (Unisales).

O Comped é um órgão de deliberação coletiva, criado por lei municipal, estadual ou federal, em que participam as organizações governamentais junto com a sociedade civil organizada. São órgãos colegiados permanentes, paritários e deliberativos, com o dever de formular, supervisar e avaliar as Políticas Públicas.


Voltar ao topo da página