Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Jardim da Penha ganha ciclorrota e Zona de Velocidade Segura

Publicada em 31/07/2020, às 09h42

Por Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Divulgação Setran

Ciclorrota de Jardim da Penha

Ciclorrota de Jardim da Penha faz ligação entre eixos cicloviários da Fernando Ferrari e Camburi (Ampliar imagem)

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) implantou mais uma ciclorrota na capital, desta vez em Jardim da Penha. 

A nova ciclorrota fará a conexão das ciclovias da orla de Camburi com a avenida Fernando Ferrari. No total, será 1,3 quilômetro de extensão de vias sinalizadas, que terão, ainda, Zona de Velocidade Segura (Zona 30).

Ela contempla as ruas Doutor Antônio Basílio e Arthur Czartoryski, além das avenidas Dr. Pedro Feu Rosa e Hugo Viola.

Em Jardim da Penha, assim como em outros bairros, a escolha das vias teve como critério a necessidade de interligação com estruturas cicloviárias (ciclovias e ciclofaixas) já implantadas no município.

São vias de tráfego baixo e velocidade reduzida com sinalização horizontal e vertical indicando o compartilhamento da faixa entre veículos motorizados e bicicletas.

Incentivo

Segundo a titular da Setran, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel, um dos objetivos da instalação da nova ciclorrota é incentivar o uso de bicicleta neste período de pandemia.

"As ciclorrotas possibilitam aumentar a conexão entre as estruturas cicloviárias já existentes, além de promover maior segurança para pedestres e ciclistas, por meio da implantação de Zonas de Velocidade Segura, de 30 quilômetros por hora, o que reduz o número de acidentes e dá mais segurança a quem circula na região".

Sinalização

A ciclorrota possui legendas de identificação no solo e placas em braço projetado, além de postes de madeira que indicam a presença de ciclistas. A sinalização indica o direito prioritário de circulação do ciclista, já definido no Código de Trânsito Brasileiro. As bicicletas devem ter prioridade de circulação em relação aos carros e motocicletas. 

Zona 30

Para oferecer ainda mais segurança aos ciclistas, as vias escolhidas são aquelas com menor intensidade de tráfego e, para reforçar ainda mais a segurança dos ciclistas, em Jardim da Penha também houve a instalação de Zona de Velocidade Segura (Zona 30).

A secretária destacou a necessidade da atenção de todos - ciclistas, motoristas e pedestres - como melhor forma de prevenir acidentes. "Estarão todos próximos e deverão se respeitar, pois os percursos foram planejados para uso compartilhado, onde o bom senso e segurança deverão prevalecer", frisou.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site