Notícias

Coronavírus: testes para identificar presença de vírus seguem critérios técnicos

Publicada em 22/05/2020, às 16h02 | Atualizada em 25/05/2020, às 12h19

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Coronavirus: Atendimento médico na Unidade de Saúde Ilha de Santa Maria
Pacientes que apresentarem sintomas gripais devem acionar o 156 antes de procurar os equipamentos da rede municipal de saúde (ampliar)

Com o aumento de casos confirmados por Covid-19 em todo o País, o número de pessoas que fazem testes para saber se estão com o vírus ou já tiveram contato com ele vem aumentando. Apesar disso, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) elencaram alguns critérios para coleta desse tipo de exame.

No grupo de pessoas que realizarão o teste, estão as que são diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Outro grupo que pode realizar o teste são as pessoas com sintomas gripais, independente de terem tido febre ou não, e que atendam aos seguintes critérios:

- Estão hospitalizados
- São trabalhadores da saúde
- São profissionais das forças de segurança
- São pessoas acima de 60 anos e que tenham alguma doença pré-existente como imunossupressão, câncer, diabetes, doença cardiovascular, pulmonar, cerebrovascular, dentre outras
- Pessoas idosas que vivem em instituições de longa permanência

Se houver suspeita e a pessoa tiver febre, ela poderá fazer o teste se também:

- Tiver idade entre 45 e 59 anos e tiver alguma doença pré-existente como doença cardiovascular, pulmonar, cerebrovascular, imunossupressão, câncer, diabetes, dentre outras
- Estiver grávida ou tiver ganhado o bebê nos últimos 45 dias
- População indígena aldeada
- Privados de liberdade

Fala Vitória 156

Para evitar a circulação de pessoas na cidade, inclusive daquelas que possam estar com a Covid-19, a Prefeitura de Vitória conta com profissionais de Enfermagem para atender a dúvidas relacionadas à doença através do 156.

A equipe ainda encaminha os casos suspeitos para médicos que estão trabalhando em regime de home office e atendem os pacientes por telefone ou vídeo.

Caso o munícipe se encontre em um desses critérios, ele terá o seu teste agendado pela rede municipal de saúde.


Voltar ao topo da página