Notícias

Assistido da Escola da Vida é aprovado em curso de Guia de Turismo do Ifes

Publicada em 16/01/2020, às 11h30

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


  • Erradicação da pobreza
  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Carlos Antolini
CASAL SUPERAÇÃO ALAMO E MIRIÃ
Álamo Tel Braste e a esposa viviam em situação de rua, mas agora são exemplos de superação (ampliar)

Aos 42 anos de idade, Álamo Tel Braste Santos é o mais novo aluno matriculado no curso técnico de Guia de Turismo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ele é um dos assistidos da Rede Escola da Vida, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, e a aprovação é mais uma importante conquista na trajetória de superação da situação de rua.

"Eu sempre acreditei que seria chamado, já que fiquei classificado como suplente. Agora em diante é só vitória, dedicação aos estudos e conquistar uma nova profissão", disse. Álamo concluiu, no final do ano passado, o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele foi um dos alunos mais assíduos das aulas realizadas no Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro-Pop), em Mário Cypreste.

Além de todo incentivo que recebeu dos serviços da Rede Escola da Vida, Álamo também foi muito apoiado pela esposa, Miriã Amaro da Silva, que passou para o segundo ano do curso de em Segurança do Trabalho do Ifes.

"Eu também fiz EJA e sei que não é fácil entrar no Ifes, mas também não é impossível. Eu sabia que ele ia conseguir", disse. Para Miriã, 2020 será o ano do resgate da família. "Queremos estudar, trabalhar, ter nossa casa e recuperar a guarda de nossos filhos. Tenho fé que este ano teremos muitas vitórias", disse.

Escola da Vida

Idealizada para estimular pessoas em situação de rua a descobrir novas perspectivas de vida e buscar autonomia e inserção no mercado de trabalho e na vida comunitária, a Rede Escola da Vida registrou, em 2019, 190 casos de superação, ou seja, de reinserção familiar e comunitária e no mercado de trabalho. Com esse resultado, Vitória conquistou o primeiro lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019, na categoria Cidades Médias (de 101 a 500 mil habitantes).

Entre as iniciativas da Rede Escola da Vida está Abordagem Social, Centro-Pop, Albergue para Migrantes, Hospedagem Noturna, Casas Lares, Abrigo, Casa República, Consultório na Rua e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), esse dois últimos ligados à Secretaria de Saúde.


Voltar ao topo da página