Notícias

Educação Ambiental: Parque da Fonte Grande leva ações para mostra escolar

Publicada em 08/11/2019, às 17h20

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande
Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas será uma das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas na Mostra Cultural da Emef Heloisa Abreu (ampliar)

O Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande vai realizar atividades lúdicas na XV Mostra Cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu, em Inhanguetá, neste sábado (9), num momento de interação, conhecimento e muito aprendizado.

As atividades de Educação Ambiental fazem parte da parceria com o projeto institucional da escola: "Fonte Grande: Olhares Sobre Vitória".

Vaso autoirrigável

Nessa oficina, cada participante confeccionará, com a utilização de garrafas pet, mudas de plantas, terra e barbante, um vaso autoirrigável, que, além de ser prático, é extremamente funcional em casa.

A oficina será realizada para dois grupos de 20 pessoas cada: o primeiro, das 9 às 10 horas, e o outro, das 10 às 11 horas. Tudo acompanhado de perto pelos educadores ambientais do Parque da Fonte Grande.

Divulgação Semmam
Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande
Participantes terão a oportunidade de conhecer a Mata Atlântica na exposição (ampliar)

Exposição de Mata Atlântica

Na quadra da escola, os alunos e a comunidade terão a oportunidade de conhecer a Mata Atlântica por meio da exposição "Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas Paisagens em Múltiplos Olhares".

Segundo o educador ambiental do Parque da Fonte Grande, Wilson de Souza, a exposição apresenta a Mata Atlântica que faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do Maciço Central, com áreas de preservação ambiental protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos.

"A exposição contará com várias árvores in natura da Mata Atlântica", conta Wilson.

Mapa Gigante dos Ecossistemas

Alunos e professores terão a oportunidade de caminhar, identificar, localizar e conhecer mais o território e a diversidade das árvores no Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas.

O mapa, que tem cerca de 50 metros quadrados, equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal e foi criado e desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental e da Gerência de Informação e Geoprocessamento.

Combate a incêndios no Maciço Central

A administradora do Parque da Fonte Grande, Lucélia Santos, ressalta que na exposição "Ações de Prevenção e Execução de Combate a Incêndios no Maciço Central", os alunos, professores e comunidade poderão vivenciar e conhecer a importância de  conservar e preservar espaços de unidades de conservação como o Parque da Fonte Grande.

"As atividades de Educação Ambiental, em conjunto com as escolas e comunidades, são de suma importância para possibilitar o despertamento daquilo que nos cerca, que são as nossas áreas de preservação ambiental", disse o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.


Voltar ao topo da página