Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Pessoas com deficiência conhecem direitos e discutem participação política

Publicada em 13/09/2019, às 19h08

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida

Evento com o TRE sobre cotas eleitorais para pessoas com deficiência

CRPD recebeu o projeto "A participação política da pessoa com deficiência: entenda a importância de lutar por esse direito" (Ampliar imagem)

Flávio Almeida

Evento com o TRE sobre cotas eleitorais para pessoas com deficiência

Encontro trouxe informações sobre processo eleitoral e direitos das pessoas com deficiência (Ampliar imagem)

Na sala de aula do curso de Libras, usuários do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encontraram, nesta sexta-feira (13), uma urna eletrônica, professores diferentes e uma nova lição.

O espaço recebeu o projeto "A participação política da pessoa com deficiência: entenda a importância de lutar por esse direito", realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Espírito Santo, ligada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), e a Faculdade Católica de Vitória.

Técnicos do CRPD e usuários responderam a um questionário inicial, preparado pelas acadêmicas de Direito Geovanna Rodrigues da Silva e Salisia Menezes Peixoto, idealizadoras do projeto. Elas também foram as responsáveis pela aula de cidadania desta tarde, com informações sobre processo eleitoral e direitos das pessoas com deficiência.

"Todas as iniciativas que estimulem uma maior participação e conscientização das pessoas com deficiência são bem-vindas e de grande valor. Precisamos despertar mais o interesse em participar desse momento político do País e as informações que o projeto traz proporcionam um voto mais consciente", disse João Luiz Salles, presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência (Comped).

Participação política da pessoa com deficiência

A aula integra o projeto de extensão universitária das acadêmicas e tem por objetivo levar informações sobre a participação das pessoas com deficiência na definição de políticas públicas e no processo eleitoral e ainda coletar dados sobre o nível de participação de cada usuário dos serviços do CRPD. O projeto prevê a realização de outros dois encontros.

"A ideia é levar informações e estimular a mobilização. É importante que esse segmento da população tenha uma representação maior em todas as esferas da vida pública", disse o professor Adriano Athayde Coutinho, orientador do projeto e diretor da Escola Judiciária.

Segundo o professor, o projeto aprofunda questões importantes do processo político, mas também leva informações simples. "Poucas pessoas com deficiência sabem que têm o direito de votar em uma sessão eleitoral especial, acessível. Basta solicitar ao TRE dentro de um prazo determinado", disse.

Outra curiosidade, segundo ele, é que todas as urnas eletrônicas dispõem de entrada de fone de ouvido para eleitores cegos. "Essas pequenas dicas mostram como os serviços estão se preparando para atender a esse público e como essas pessoas podem avançar ainda mais com a mobilização".

Flávio Almeida

Evento com o TRE sobre cotas eleitorais para pessoas com deficiência

"É importante que esse segmento da população tenha uma representação maior em todas as esferas da vida pública", disse o professor Adriano Athayde (Ampliar imagem)

Flávio Almeida

Evento com o TRE sobre cotas eleitorais para pessoas com deficiência

"Todas as iniciativas que estimulem uma maior participação e conscientização das pessoas com deficiência são bem-vindas", afirmou João Luiz (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site