Notícias

EJA: escola do Forte São João humaniza antigo ponto de lixo e cria horta

Publicada em 11/12/2018, às 17h43

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
EJA da Emef Admardo Serafim de Oliveira
Alunos da EJA da Emef Professor Admardo Serafim de Oliveira eliminaram o antigo ponto viciado de lixo no bairro e criaram uma horta comunitária
Divulgação Seme
EJA da Emef Admardo Serafim de Oliveira
Pintura de muro no Forte São João também fez parte do projeto, que ganhou o nome "Comunidade unida é comunidade forte"

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Admardo Serafim de Oliveira, no Forte São João, realizou este mês o Seminário de Socialização das Atividades Curriculares Complementares (ACC´s) propostas aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento destacou as ações desenvolvidas pelos estudantes, que, ao longo do ano, realizaram estudos, pesquisaram temas e propuseram atividades de intervenção junto à comunidade a partir do contexto local.

Uma delas é "Comunidade unida é comunidade forte", que surgiu a partir do anseio demonstrado pelos alunos em falar da quantidade de lixo descartado de forma irregular e das dificuldades da coleta.

Horta comunitária

"Os estudantes saíram pelas ruas do bairro entrevistando moradores e tirando fotos dos espaços com muito lixo. Após algumas caminhadas, as turmas do 1º e 2º segmentos, com o apoio dos professores e estagiários do curso de Psicologia da Ufes, iniciaram a limpeza e o preparo de um local para a criação de horta", contou a coordenadora da EJA em Vitória, Mariane Berger.

A participação da escola e da comunidade foi fundamental no processo de finalização da horta. O espaço também recebeu intervenções artísticas, como a pintura do muro, já despertando o interesse dos moradores e pedestres.

"Eu vejo o resultado positivo do trabalho em grupo, a união dos estudantes e dos moradores com a escola e também a união dos professores com os estudantes. Quando escolhemos esse tema, pensamos na nossa comunidade. A nossa turma vê essa questão do lixo como uma grande desigualdade social, por isso escolhemos esse tema", disse a aluna Eva Reis, estudante do 2º segmento noturno da EJA.

Divulgação Seme
EJA da Emef Admardo Serafim de Oliveira
Divulgação Seme
EJA da Emef Admardo Serafim de Oliveira

Voltar ao topo da página