Alunos da EJA da Emef Professor Admardo Serafim de Oliveira eliminaram o antigo ponto viciado de lixo no bairro e criaram uma horta comunitária
Divulgação Seme
Pintura de muro no Forte São João também fez parte do projeto, que ganhou o nome "Comunidade unida é comunidade forte"
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Admardo Serafim de Oliveira, no Forte São João, realizou este mês o Seminário de Socialização das Atividades Curriculares Complementares (ACC´s) propostas aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O evento destacou as ações desenvolvidas pelos estudantes, que, ao longo do ano, realizaram estudos, pesquisaram temas e propuseram atividades de intervenção junto à comunidade a partir do contexto local.
Uma delas é "Comunidade unida é comunidade forte", que surgiu a partir do anseio demonstrado pelos alunos em falar da quantidade de lixo descartado de forma irregular e das dificuldades da coleta.
Horta comunitária
"Os estudantes saíram pelas ruas do bairro entrevistando moradores e tirando fotos dos espaços com muito lixo. Após algumas caminhadas, as turmas do 1º e 2º segmentos, com o apoio dos professores e estagiários do curso de Psicologia da Ufes, iniciaram a limpeza e o preparo de um local para a criação de horta", contou a coordenadora da EJA em Vitória, Mariane Berger.
A participação da escola e da comunidade foi fundamental no processo de finalização da horta. O espaço também recebeu intervenções artísticas, como a pintura do muro, já despertando o interesse dos moradores e pedestres.
"Eu vejo o resultado positivo do trabalho em grupo, a união dos estudantes e dos moradores com a escola e também a união dos professores com os estudantes. Quando escolhemos esse tema, pensamos na nossa comunidade. A nossa turma vê essa questão do lixo como uma grande desigualdade social, por isso escolhemos esse tema", disse a aluna Eva Reis, estudante do 2º segmento noturno da EJA.