Notícias

Mutirão: 800 casas e 400 depósitos visitados no combate ao mosquito Aedes

Publicada em 25/02/2023, às 13h05 | Atualizada em 25/02/2023, às 13h11

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue
Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro

Vitória unida no combate ao mosquito! Com o objetivo de incentivar toda a sociedade a contribuir com ações de combate ao mosquito, teve início, na manhã deste sábado (25), uma grande ação de mobilização de combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.

Mais de 100 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e profissionais de limpeza pública, iniciaram as visitas às residências, orientando os moradores sobre como eliminar os focos e vistoriando os possíveis focos de mosquito e também recolhendo entulhos e lixos depositados pelos moradores nas calçadas.

No primeiro dia, foram realizadas 827 visitas domiciliares, 400 depósitos tratados e encontrados 24 focos do mosquito. Os principais focos encontrados foram em vasos de plantas, ralos abertos e caixas d'água entreabertas.

A ação é uma realização da Prefeitura de Vitória, envolvendo a Secretaria de Saúde e Central de Serviços. O início do mutirão teve a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da subsecretária de Saúde, Fabrícia Forza, do secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, lideranças locais e moradores, em frente à unidade de saúde do bairro Grande Vitória.

"Vim aqui agradecer o trabalho que vocês estão realizando para a nossa cidade. Demos grandes passos nesses dois anos. Começamos com a maior crise sanitária da história moderna e fomos exemplo: fomos a capital que mais vacinou contra a Covid em menos tempo. Esse resultado foi graças ao empenho de vocês. Agora, o desafio é outro, a dengue. O momento é de nos unirmos novamente para que possamos dar o resultado que as pessoas merecem. Um ótimo trabalho a todos vocês!", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro
Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro

Papel dos agentes

"Nossos agentes de saúde têm um papel fundamental de orientação junto aos moradores e contribuem para que os focos do mosquito sejam eliminados, durante as visitas aos domicílios. Mas é preciso que cada um faça a sua parte! Esperamos que essa ação desperte em cada um a necessidade de realizar uma limpeza com periodicidade, de preferência uma vez por semana. Só assim vamos conseguir eliminar o mosquito. A ação dos nossos agentes juntamente com a equipe de limpeza da Central de Serviços trará um ganho enorme para o combate ao mosquito", destacou a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

A ação segue até o dia 28 de fevereiro (terça-feira) com as equipes da Central de Serviços, que irão intensificar a limpeza das ruas e recolhimento de entulhos.

"Iniciamos a ação pela região de maior incidência de casos, abrangendo os bairros Grande Vitória, Estrelinha, Inhanguetá e Universitário. Os moradores receberam orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da dengue, chikungunya e zika vírus. Já temos ações planejadas para todas as regiões do município. O poder público está fazendo a sua parte, mas é de fundamental importância que todos contribuam", falou a subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza.

Moradores agradecem

Ana Paula Gomes dos Santos, agente de combate às endemias, destacou a importância do mutirão. "Estamos com muitos casos de dengue no bairro, então é muito importante a realização dessa ação".

A moradora Elizete Alves, de 82 anos, agradeceu a visita da equipe. Em sua residência foram encontradas larvas do mosquito na caixa d'água, que estava aberta. Os agentes colocaram tela na caixa d' água. "Muito bom receber a visita dos técnicos. Vou ficar mais atenta a esses locais que acumulam água. Eu nunca peguei dengue. Mas é muito importante se prevenir", falou a moradora.

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro
Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro

Voltar ao topo da página