Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Multidão percorre Circuito da Folia e Sambão do Povo estreia noite de shows

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Pedro Vargas


Leonardo Duarte
Circuito da Folia - Andrea Nery
Andrea Nery arrastou multidão pelas ruas do Centro até o Sambão do Povo.
Leonardo Duarte
Circuito da Folia - Andrea Nery
Em 2026 Circuito homenageia protagonismo feminino na música capixaba.

O segundo dia do Circuito da Folia confirmou: o Carnaval do Centro de Vitória está em pleno auge. Neste domingo (15), depois de uma maratona que começou às 8h com três blocos espalhados pela região e reuniu mais de 200 mil pessoas, uma verdadeira multidão decidiu continuar e tomou as ruas seguindo atrás do trio elétrico até o Sambão do Povo que, pela primeira vez nesta edição, recebeu o público com dois grandes shows.

Promovido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o Circuito da Folia chega ao terceiro ano consecutivo arrastando multidões, com uma combinação que tem feito a diferença: organização, estrutura reforçada e, em 2026, protagonismo feminino no comando do trio.

Andrea Nery puxa a massa e celebra a força das mulheres

Às 19h, quem assumiu o microfone foi a baiana Andrea Nery. Dona de voz potente e presença magnética, ela transformou a Avenida Beira-Mar em um verdadeiro mar de gente pulando no mesmo ritmo.

Natural de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, Andrea construiu sua carreira entre o estado natal e o Espírito Santo, onde vive há duas décadas. Já dividiu palco com Ivete Sangalo, Tatau (Araketu) e Gilberto Gil, além de participar do DVD de Loalwa Braz. Gravou o álbum Negona de Ferro e soma apresentações históricas, como no Vital e no Réveillon do Morro de São Paulo por 11 anos consecutivos.

No trio, ela fez jus à trajetória e comandou a "puxada" com energia contagiante, reafirmando o tema do Circuito de 2026: mulheres à frente do Carnaval de rua da capital.

A estudante Camila Rocha, que acompanhou o cortejo do início ao fim, resumiu a experiência:
"Foi impossível ficar parado. A Andrea tem uma energia absurda e ver uma mulher liderando esse mar de gente é inspirador. Vitória está dando um show!"

Leonardo Duarte
Marcus Rauta apresentou um repertório com clássicos do axé, pagodão baiano e influências nordestinas
Marcus Rauta apresentou um repertório com clássicos do axé, pagodão baiano e influências nordestinas. (ampliar)
Leonardo Duarte
Sambão do Povo recebe multidão.
Sambão estreia primeira noite de shows do Carnaval.

Sambão do Povo vira palco da festa

Se o trajeto já foi eletrizante, o Sambão do Povo elevou ainda mais a temperatura da folia. A partir das 20h30, Marcus Rauta levou ao palco um repertório que misturou clássicos do axé, pagodão baiano e influências nordestinas, mostrando por que é um dos principais nomes do gênero no Espírito Santo.

Às 22h, foi a vez do baiano André Lelis assumir o comando e transformar o Sambão em um grande coral. Com mais de duas décadas de carreira, passagens por blocos tradicionais de Salvador como o "Me Ama" e sucessos como "Amor de Fé", ele entregou uma apresentação vibrante, mesclando hits consagrados e arranjos modernos.

O folião Anderson Almeida, que foi ao Sambão pela primeira vez nesta edição, celebrou a novidade:
"A ideia de terminar o percurso aqui com shows foi perfeita. A gente já chega animado do trio e ainda encontra essa estrutura incrível. Foi uma noite completa!"

Estrutura reforçada e cidade cuidada

A Prefeitura garantiu uma operação robusta para que a festa acontecesse com conforto e segurança. Pontos de hidratação, banheiros químicos, lixeiras e ecopontos para recicláveis foram distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e no Sambão.

A segurança ganhou reforço com atuação integrada do Centro de Comando da Guarda Civil Municipal.

Tatiely Nascimento Cardoso destacou o clima tranquilo:
"Eu trouxe minha família e me senti muito segura. Dá para curtir sabendo que tem organização, limpeza e equipe preparada acompanhando tudo."

E quando o último acorde ecoou, entrou em cena o Bloco da Limpeza, que percorreu as ruas recolhendo resíduos e deixando o Centro pronto para mais dois dias de festa.

A festa continua...

O Circuito da Folia segue celebrando o protagonismo feminino no trio elétrico:

Segunda (16/02): Dalzy Sales;

Terça (17/02): Viviane Miranda.

No Sambão do Povo, os shows também continuam:

Segunda (16/02): Frazão e Tiee;

Terça (17/02): Alan Venturin e Leandro Sapucahy.

Leonardo Duarte
André Lellis encerrou a noite de domingo (15).
Leonardo Duarte
Apresentação começou por volta das 22h30.
Apresentação começou por volta das 22h30.