Há cores que pintam telas, e há cores que pintam consciências. É com essa inspiração que o Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) abre, na próxima terça-feira (14), a exposição "Cores da Consciência", uma homenagem vibrante às mulheres negras que moldaram, com força e sensibilidade, a cultura e a história do Brasil.
A mostra, que fica em cartaz até 13 de dezembro, reunirá trabalhos dos artistas Aline Amaral, Angélica Reckel, Gabriel Caetano Madeira e Rubens Barcellos, sob a curadoria de Angélica Reckel e produção cultural de Déborah P. Corrêa. São desenhos, pinturas, esculturas e obras interativas que se entrelaçam em um convite poético à reflexão sobre ancestralidade, afeto e representatividade.
Cada traço é um gesto de reconhecimento. Cada cor, uma memória viva. As obras prestam tributo a grandes nomes que marcaram a história e a cultura do Espírito Santo e do Brasil, como Djamila Ribeiro, Elza Soares, Dandara, Marielle Franco, Alcione, Carolina Maria de Jesus e como não poderia deixar de ser: Verônica da Pas (que dá nome ao museu).
A exposição incluirá também as mulheres anônimas, como mães, tias e avós, que, em seus cotidianos, semearam resistência e deixaram marcas profundas em suas famílias e comunidades.
Sentidos
Mais do que uma exposição "Cores da Consciência" promete ser uma travessia sensorial em que o visitante será convidado a tocar peças táteis, ouvir descrições sonoras e sentir a arte de diferentes formas.
A mostra também contará com audiodescrição, intérprete de Libras em vídeo e outras dimensões de acessibilidade, garantindo que todos possam vivenciar a experiência de forma plena.
A exibição, de classificação indicativa livre e visitação gratuita, funcionará das terças às sextas-feiras, das 9 às 17 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Grupos devem realizar agendamento por meio do e-mail coletivocoresdaconsciencia@gmail.com.
Serviço Exposição "Cores da Consciência" Abertura: 14 de outubro, às 17h30 Visitação: 14 de outubro a 13 de dezembro. Funcionamento: terças às sextas-feiras, das 9 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas. Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) - Avenida República, 121, Centro Histórico de Vitória. Agendamento de grupos:coletivocoresdaconscienciaeira$4h064+pref.gmail.com . Informações:(27) 99603-6623 | 99710-3123 | 99935-6983 Classificação indicativa livre.