Notícias

Mostra na Casa Porto discute as poéticas do corpo na contemporaneidade

Publicada em 06/08/2018, às 16h25 | Atualizada em 06/08/2018, às 16h27

Por Leo Vais, com edição de Deyvison Longui


Foto Divulgação
Territórios Internos Natalie Miriêda
Trabalho da artista Natalie Mirêdia.

Ampliar o diálogo sobre as poéticas relacionadas ao corpo na contemporaneidade é a proposta da mostra coletiva "Territórios Internos", que abre para o público nesta quinta-feira (09), às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico de Vitória.

A exposição reúne trabalhos de diversas linguagens, como escultura 3D com áudios, instalação sensorial, fotografias e vídeo, assinados por dez artistas: Bárbara Cani, Carla Borba, Castiel Vitorino, Cristiane Reis, Geovanni Lima, Herbert Baioco, João Victor Coser, Natalie Mirêdia e Rubiane Maia, além da vídeo-performance do artista Marcus Vinicius que produziu até o ano de 2012, quando sofreu um mal súbito em uma viagem profissional a Istambul.

“Realizamos a curadoria a partir de trabalhos de artistas capixabas que se relacionam com o corpo, ou seja, que pensam o corpo como uma questão, propondo um diálogo sobre seu uso na arte e na vida. Nesse momento percebemos o quanto a produção de pessoas próximas a nós se aproximava das nossas”. explica Natalie Mirêdia, que dividiu a seleção dos trabalhos com o artista João Victor Coser.

Para a artista, o projeto é uma tentativa de aproximar os “territórios” artísticos locais do público capixaba. “A exposição é o resultado de um longo processo de curadoria, produção e diálogo para que cada artista sinta que sua obra compõe o território da exposição. Nós da área da cultura lutamos a todo o momento para termos nosso território reconhecido”, disse.

Além disso, a proposta da mostra é pensar, através do corpo, questões que atravessam os artistas pessoal e politicamente e, consequentemente, o público de forma geral. “A relação entre arte e vida permeia todo o campo da arte, porém acredito que os laços se estreitam quando se trata do uso ou da reflexão do corpo em sociedade, pois ele é a locomotiva de nossas ações no mundo”, explica Natalie.

Performances

Além dos trabalhos do espaço expositivo, a mostra reunirá uma série de performances. Na abertura, o público vai conferir as apresentações das artistas Amora Gasparini e Natalie Mirêdia. No mês de setembro, na sexta-feira (07), a partir das 18 horas, acontecem as intervenções de Julia Muniz e Underground Funkers.

Edital

A exposição “Territórios Internos” é um dos trabalhos contemplados no Edital de Seleção de Projeto de Ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, ano 2017/2018, Categoria I - Exposição Artística, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

Serviço:
Territórios Internos
Exposição Coletiva
Abertura: 9 de agosto, quinta-feira, às 19 horas.
Visitação: de 10 de agosto a 3 de novembro. Terça a sexta-feira, das 13h às 19 horas, e sábado, das 10 às 14 horas.
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico de Vitória

Entrada gratuita
Classificação Indicativa: 12 anos


Voltar ao topo da página