Notícias

Moradores realizam sonho ao receberem chaves do Residencial Estoril

Publicada em 29/12/2009, às 13h25 | Atualizada em 30/12/2009, às 14h45

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Inauguração do edifício Estoril no Centro
A solenidade ocorreu durante a manhã na Estação Porto e contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, além de autoridades
Marcos Salles
Inauguração do edifício Estoril no Centro
Na próxima semana, tem início a assinatura de contratos e, a partir do dia 11 de janeiro, as famílias começam a mudança

A emoção tomou conta de quem esteve na Estação Porto, na manhã desta terça-feira (29), para conferir a entrega das chaves às 54 famílias que vão morar no Residencial Estoril, antigo Hotel Estoril. São famílias que, a partir de agora, têm uma nova história para contar. É o caso do casal de aposentados Elias e Vilma Freire da Silva que vai morar no apartamento 301.

Eles estão casados há 42 anos, pagam aluguel de uma casa no bairro Resistência e, agora, vão viver uma nova fase no casamento. "A vida era muito difícil e trabalhamos muito para criar nossos seis filhos. Nunca deu para comprar uma casa, mas, hoje, estamos começando uma vida nova, com tudo mudado", conta Vilma.

O marido acrescenta: "Agora, vamos poder passear aqui no Parque Moscoso. Aqui, tudo é plano e melhor para a gente ir até a unidade de saúde, aos cultos. O dinheiro que vamos pagar agora é para um bem que vamos deixar para nossos filhos".

A dona de casa Marcelina Mathias de Paula vai morar com o filho, Felipe Eduardo, em um dos apartamentos adaptados e ressaltou a importância do trabalho social. "Essa obra merece nossos aplausos e gostaria de dizer que estamos preparados para cuidar muito bem do novo Residencial Estoril porque, agora, ele é a nossa casa".

Qualidade de vida

"Essas famílias encerram 2009 e iniciam 2010 de forma diferente, dentro de suas casas", lembrou o vice-governador Ricardo Ferraço.Emocionado, o prefeito João Coser reforçou a importância das parcerias firmadas para a entrega do Estoril à população.

Segundo João Coser, as ações da secretaria de habitação têm um valor muito grande para o cidadão de Vitória. "Entregar uma casa é uma alegria. Ter uma moradia própria gera dignidade e cidadania. Essa é uma importante contribuição que estamos dando a essas familias. Nossa meta é beneficiar mais de mil famílias em nossas ações", enfatizou.

O secretário de Habitação, Sérgio Sá Freitas, explicou sobre a relevância social do Morar no Centro. "Essa entrega de chaves coroa um projeto de alta relevância social. Trazer famílias para o Centro é assegurar a elas qualidade de vida. Não estamos apenas erguendo edificações, estamos construindo sonhos", concluiu.

Marcos Salles
Inauguração do Edifício Estoril, João Coser
"Entregar uma casa é uma alegria. Ter uma moradia própria gera dignidade e cidadania", destacou o prefeito João Coser
Marcos Salles
Inauguração do Edifício Estoril, João Coser discursando ao público presente
O prefeito João Coser reforçou a importância das parcerias firmadas para a entrega do Estoril à população

Para o presidente do Conselho Popular de Vitória, Waldemar Cunha Santos, Vitória está marcando pontos na conquista e realização de sonhos. "Usufruam desse espaço que é de vocês porque o lar é um espaço sagrado", disse.

O superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no Espírito Santo, Antonio Carlos, a parceria do banco com a Prefeitura tem trazido bons frutos. "Vitória é uma primeiras capitais onde a gente vê esse programa de revitalização do Centro realmente implementado nos seus diversos aspectos. Será também a primeira cidade do estado com implantação de obras do programa Minha casa Minha Vida com o residencial Tabuazeiro. Temos orgulho de estar junto nesse trabalho que beneficia famílias com menor renda", afirmou.

Contratos

Na próxima semana, tem início a assinatura de contratos com as vistorias finais e, a partir do dia 11 de janeiro, as famílias começam o processo de mudança que está sendo organizado pela equipe social. O antigo hotel Estoril foi readequado para moradia popular por meio de recursos do Governo Federal/Ministério das Cidades/Caixa (R$ 1.598.000,00) e da Prefeitura de Vitória (R$ 1.910. 000,00). Cada família, com renda em torno de três salários mínimos, vai pagar durante 15 anos o valor referente a 10% da renda familiar, sem saldo devedor.

Esse valor vai compor o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) que continua a promover moradia digna a outras famílias. Os apartamentos têm entre 33 e 52 metros quadrados, com um quarto, sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro. Em cada andar há, ainda, um apartamento adaptado para deficiente físico com um quarto, sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço. O prédio conta ainda com área coletiva para reuniões e dois elevadores.

Fernanda Neves Gomes
Sala de uma das unidades do edifício Estoril
Os apartamentos têm entre 33 e 52 metros quadrados, com um quarto, sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro
Fernanda Neves Gomes
Edifício Estoril
O antigo hotel Estoril foi readequado para moradia popular por meio de recursos do governo Federal e Prefeitura de Vitória

Voltar ao topo da página