O Viaduto Caramuru, a Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio Jerônimo Monteiro (sede do Governo Municipal) estarão com iluminação especial neste mês de novembro, em alusão a datas comemorativas que homenageiam importantes movimentos.
Até o dia 3 de novembro, a cor projetada nos monumentos será a azul, fazendo referência à prevenção e combate ao câncer de próstata. O Dia Mundial de celebração é 17 de novembro.
Do dia 7 ao 11, a homenagem é pela campanha do orgulho de ser intensivista. As cores oscilarão entre o vermelho e o azul. A data escolhida para celebrar mundialmente é 10 de novembro e o uso das cores é uma parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
Já do dia 13 até o dia 15 de novembro, a cor será o azul e a campanha 24 horas pelo diabetes. O Dia mundial da doença é 14 e essa iluminação especial é uma parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
A cor azul claro figura nos dias 17 e 18, em alusão a prevenção e combate ao câncer de próstata. E, a cor roxa, fará alusão à sensibilização para a prematuridade e a homenagem vai do dia 20 até 24. No final do mês, do dia 26 até 29, o destaque será a cor laranja pelo fim da violência contra as mulheres.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a iluminação permanecerá desta maneira, com cores oscilando por período, durante todo o mês de novembro e vai surpreender. Ele disse ainda que as luzes encantam as pessoas, servem a contemplação , embelezam as ruas, as avenidas e destacam movimentos e datas especiais que convidam a um pensamento mais profundo
Vitória tem o compromisso de levar mais dignidade e inclusão aos cidadãos, e, por isso, ações como essa são um convite à reflexão e posicionamento para todos que moram ou passam pela cidade. "São campanhas fundamentais e nos orgulhamos a cada novo mês em colaborar para reflexão", destacou.
Marco
O viaduto Caramuru foi construído sobre a rua de mesmo nome e interliga as ruas Francisco Araújo e Dom Fernando. Ele consiste num marco de ligação da parte baixa da cidade com seu núcleo fundacional, a chamada Cidade Alta. O patrimônio foi recentemente restaurado e fará 100 anos em 2025.