Apresentação do modelo de gestão dos Centros Pop de Vitória.
Foto Divulgação
Apresentação do modelo de gestão dos Centros Pop de Vitória.
O modelo de gestão dos Centros de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) de Vitória tem sido considerado referencia por outros municípios capixabas.
O resultado do trabalho rendeu um convite da organização do Segundo Seminário Intermunicipal de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, promovido pelo município de Venda Nova do Imigrante, para que representantes da capital participassem do grupo de palestrantes do evento.
Parte da palestra foi conduzida pela coordenadora do Centro Pop Centro, Danielle Solano. Ela destacou que o interesse dos participantes concentrou-se em conhecer a metodologia de atendimento da Prefeitura de Vitória, os principais desafios enfrentados pela equipe e as estratégias adotadas para a superação da situação de rua.
"Destacamos que todos os munícipes que chegam aos nossos espaços trazem uma história de vida, são acolhidos e apoiados. Acreditamos no nosso trabalho de acolhimento e nas ações de suporte que visam a superação da condição de rua", frisou Danielle.
Ela ressaltou as potencialidades dos Centros Pop Centro e Continental, com atendimento completo e humanizado, composto por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e apoio jurídico.
Danielle disse que fez questão de enfatizar as ofertas dos Centros Pop Centro e Continental.
"Oferecemos um atendimento completo e humanizado, com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes Sociais, além da oferta de assessoria jurídica", comentou ela.
Além disso, os Centros POP ofertam quatro refeições diárias, kits de higiene e limpeza; atendimento de segunda a domingo, das 7 às 17h; circuito funcional, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Semesp).
Além de encaminhamento ao mercado de trabalho; atendimento nas unidades de saúde de Vitória, sala da Educação para Jovens e Adultos (EJA) dentro das unidades dos Centros POP; acesso à cultura, lazer e esportes. Bem como, oficinas e atividades pedagógicas com educadores sociais e instrutores qualificados, proporcionando aprendizado e desenvolvimento pessoal.
"Esses momentos de troca são muito importante na busca de aperfeiçoamento no atendimento a pessoa em situação de rua", ressaltou Danielle.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, faz questão de reafirmar o compromisso dos trabalhadores dos Sistemas Único da Assistência Social (Suas) e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na promoção da dignidade, inclusão e oferta de oportunidades a todas(os) que forem alcançados pelos serviços da Assistência Social de Vitória.