Notícias

Mega-ação de limpeza retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória

Publicada em 24/05/2021, às 20h04 | Atualizada em 24/05/2021, às 22h38

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis

Jansen Lube/PMV
Limpeza do Mangue de Nova Palestina
Profissional de limpeza retira resíduos da orla de Nova Palestina (ampliar)
Jansen Lube/PMV
Limpeza do Mangue de Nova Palestina
Mega-ação de limpeza teve início nesta segunda e vai até quarta (ampliar)

Pneus, móveis, garrafas e eletrodomésticos foram alguns dos materiais recolhidos no primeiro dia da mega-ação de limpeza da baía de Vitória, nesta segunda-feira (24). No total, 111,7 toneladas de lixo foram recolhidas pelas equipes da Central de Serviços.

O mutirão segue nestas terça (25) e quarta (26), percorrendo toda a extensão da baía e mangues: avenida Beira-Mar (veja fotos da ação no local), orlas de Maria Ortiz, Mangue Seco, Nova Palestina e Ilha do Boi, canal de Camburi, Resistência, Grande Vitória e Jabour.

A orientação para início da operação foi dada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pelo secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

Este alertou a população sobre o impacto que o descarte irregular do lixo causa ao meio ambiente e à organização da cidade. "Muitos resíduos encontrados ao longo de toda a baía de Vitória poderiam ter sido descartados de maneira correta. O município disponibiliza, pelo 156, os serviços das Estações Bota-Fora e do Papa-Móveis, além de realizar diariamente a coleta do lixo domiciliar", justificou Leonardo Amorim.

Jansen Lube/PMV
Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanha a limpeza do mangue de Nova Palestina
Prefeito Lorenzo Pazolini acompanhou o início da operação de limpeza (ampliar)
Jansen Lube/PMV
Limpeza do Mangue de Nova Palestina
Caminhão com caçamba fica posicionado para levar os materiais recolhidos (ampliar)

O secretário explicou que a limpeza da baía de Vitória é definida de acordo com as tábuas das marés e o dia escolhido é sempre aquele cujo nível mais se aproxima do marco zero, ou seja, a mais baixa prevista no ano.

Neste primeiro dia, a operação envolveu 150 agentes de limpeza, além de caçambas e outras máquinas para retirada de todo o material.

Acerca do volume de lixo recolhido, o secretário ponderou que houve um acúmulo de resíduos, já que, no ano de 2020, não foi realizada ação para a limpeza da baía da capital.

Jansen Lube/PMV
Limpeza do Mangue de Nova Palestina
Jansen Lube/PMV
Limpeza do Mangue de Nova Palestina

Voltar ao topo da página