Notícias

Março Azul: Saúde de Vitória atua na prevenção do câncer de intestino

Publicada em 01/03/2023, às 16h50

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduarda Miranda


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Mês de conscientização sobre o câncer de intestino
Mês de conscientização sobre o câncer de intestino (ampliar)

Organizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a campanha Março Azul busca trazer conscientização sobre o câncer de intestino, considerado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o segundo tipo mais recorrente no país, tanto entre homens quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina.

Apesar de ser considerada uma doença prevenível e com alta probabilidade de cura, se diagnosticada precocemente, os Registros Hospitalares de Câncer (RHC), entre 2015 e 2019, apontam que cerca de 65% dos casos de câncer de intestino foram diagnosticados em estágios avançados, em todas as faixas etárias.

Dentre as principais formas de prevenção do câncer de intestino está a prática de hábitos saudáveis, evitando consumo de álcool, carnes processadas (salsicha, mortadela, salame, presunto), tabaco, além de aderir à atividade física regular e a uma alimentação rica em frutas e vegetais.

"Fatores ambientais e comportamentais aumentam o risco de desenvolvimento da doença. Por isso, estratégias de prevenção voltadas à promoção da alimentação saudável, da manutenção de peso corporal adequado, da prática de atividade física no lazer e da redução do consumo de bebidas alcoólicas podem evitar os casos da doença", explica a nutricionista da Gerência de Atenção à Saúde de Vitória, Verônica de Carvalho.

Em Vitória, a população conta com equipes de saúde com diversos profissionais que explicam sobre promoção da saúde e prevenção de diversas doenças, dentre elas o câncer de intestino, em todas as 29 unidades básicas de saúde. Assim, os munícipes recebem orientações sobre cuidados com a saúde tanto em salas de espera ou recepções nas unidades de saúde, quanto em grupos de apoio desenvolvidos para atender demandas específicas, como tabagismo, hipertensão, diabetes e outros.

Além disso, a capital promove as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) nas unidades de saúde como auriculoterapia, Ioga, Jardins Terapêuticos (jardins com plantas medicinais e alimentícias reconhecidas pela população e cuidados com o apoio da comunidade atendida) e Hortas Urbanas Comunitárias. As PICs propõem colocar a pessoa como centro do tratamento de saúde, utilizando recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para, de forma complementar ao tratamento convencional, contribuir na prevenção de agravos, na promoção e na recuperação da saúde. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

A cidade de Vitória ainda estimula a prática de atividades físicas em vários espaços da cidade, principalmente através do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE). Por isso, existem 14 módulos do SOE distribuídos em diversas regiões da cidade, além de educadores físicos que atendem nas unidades de saúde. Dentre algumas atividades físicas ofertadas pelo Serviço estão, alongamento, ginástica, circuito, caminhada, Ioga e hidroginástica.

"É importante limitar hábitos sedentários como assistir à televisão, usar por muito tempo celular, tablet e computador ou jogar videogame. Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, estabelecer momentos com a família ou amigos para atividades ao ar livre ou em praças públicas são algumas opções para começar ou aumentar a atividade física no dia a dia. Assim, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você gostar", afirma o profissional de Educação Física, Vítor Loureiro da Silva.

Estudos ainda apontam que a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama.

Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. Assim, a duração e a intensidade do esforço tornam-se mais alguns elementos, não os principais.


Voltar ao topo da página