Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mais de 800 cães e gatos foram castrados em 30 dias

Publicada em | Atualizada em

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Semmam
Castração de cães e gatos
Tutores devem aguardar agendamento para levar pets para castração no CVSA, que fica em Resistência (ampliar)

Após a retomada do trabalho de castração de cães e gatos em Vitória, há um mês, já foram realizadas 806 esterilizações. O serviço é realizado pela Gerência de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA/Semus).

A gerente de Bem-Estar Animal, Daniele Benevides, antecipou que ainda nesta semana um novo ciclo será aberto e os tutores receberão um e-mail que confirma seu cadastro e depois deverão aguardar o contato da equipe por telefone para agendar dia e horário da castração dos seus pets.

"É preciso que o munícipe assista à palestra disponível no portal do Bem-Estar Animal, pois nela constam informações importantes para o dia da castração. Depois, é só aguardar o contato por telefone para o agendamento", explicou.

No dia agendado, são obrigatórios o uso de máscara e a apresentação de um documento com foto e do comprovante de residência em nome do tutor do animal. O projeto é destinado apenas aos moradores da capital. 

Os animais passam por uma análise de aptidão, que é realizada na avaliação clínica, além de um hemograma, por um médico veterinário.

O mutirão atende apenas animais de 5 meses a 7 anos, com peso de até 25kg.

Medidas preventivas

A Gerência de Bem-Estar Animal, o CVSA e a empresa contratada estão mantendo as medidas sanitárias e de segurança durante a pandemia, como o distanciamento entre um tutor e outro e uso do álcool em gel para higienização de mãos e utensílios (caneta, prancheta, entre outros equipamentos).

Para evitar aglomerações, a cada meia hora, somente são atendidas cinco pessoas. Também não é permitida a entrada dos tutores com os animais no CVSA.

Caso o tutor do animal tenha mudado de telefone nos últimos três meses ou necessite de mais informações, deve encaminhar um e-mail para gbea.vitoria@gmail.com .