Notícias

Maio Amarelo: Vitória terá simulado nacional de resgate a vítimas de acidentes

Publicada em 17/05/2016, às 12h45 | Atualizada em 20/05/2016, às 18h03

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Campanha Maio Amarelo Simulação de Acidente em Jardim Camburi
Ação irá simular o resgate e o atendimento a vítimas de um acidente de trânsito

Vitória terá um simulado nacional de resgate e atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, neste sábado (21), na avenida Norte Sul, em Jardim Camburi. A ação faz parte do movimento Maio Amarelo para chamar a atenção para um trânsito mais humano.

Na ação, participarão, além da Prefeitura de Vitória, as equipes do Samu 192, Polícia Militar, profissionais do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e apoio da Vix Logística.

Simulado

O II Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma, orientado para ser realizado nas capitais brasileiras durante o mês de maio, servirá também para aferir os tempos de resposta das equipes, tempo total de triagem e tempo total de atendimento na simulação, e assim ser traçado um perfil panorâmico nacional de atendimento em situação que envolvam múltiplas vítimas. Estrategicamente, os locais exatos da simulação não são divulgados. 

O Maio Amarelo é um movimento nacional voltado para desenvolver ações de cultura da paz no trânsito e é desenvolvido em parceria com diversas instituições governamentais e não-governamentais. Em Vitória, desde o início do mês, estão sendo realizadas diversas atividades, como palestras e jogos educativos em escolas e asilos, além de blitz educativas em pontos estratégicos da cidade.

Violência

De acordo com dados do projeto Vida no Trânsito de Vitória, as vítimas mais vulneráveis dos acidentes são os pedestres, com destaque para a população idosa, e também os motociclistas, seguindo uma tendência nacional. Excesso de velocidade e imprudência são as principais causas dos acidentes, conforme levantamento feito pela subcomissão de Análise de Dados dos Acidentes Graves e Fatais do Vida no Trânsito.

"As lesões causadas pelo trânsito são um problema provocado pelo ser humano que podem ser previstas e prevenidas por intervenções de segurança. Uma análise racional dos fatores de risco e das causas das colisões entre veículos, além de atropelamentos, é fundamental para subsidiar intervenções que previnam as colisões, bem como suas consequências, que são as lesões e as mortes", defende a gerente do projeto Vida no Trânsito de Vitória, Jacira dos Anjos Pereira.

Para ela, a segurança no trânsito deve ser compreendida como uma responsabilidade multissetorial e de saúde pública.


Voltar ao topo da página