Clientes serão conscientizados, com bom humor, sobre os riscos de combinar álcool e direção
Divulgação Setran
Anjos e palhaços compõem a equipe do Maio Amarelo para orientar os clientes de bares
Todo mundo sabe que álcool e direção não combinam. Mesmo assim, motoristas ignoram os riscos e assumem o volante de veículos após ingerir bebidas alcoólicas. Fechando a programação do movimento Maio Amarelo em Vitória, a tradicional região da Rua da Lama, em Jardim da Penha, recebe, nesta quarta-feira (31), das 21 às 23 horas, uma ação de conscientização sobre o tema, com a participação de anjos e palhaços.
O objetivo é fazer os clientes refletirem sobre essa escolha perigosa e também sobre as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro: multa de quase R$ 3 mil e da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano. A mesma ação também foi realizada no Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto.
Nas mesas dos bares, os clientes serão abordados pela trupe da ONG Avalanche, que vai utilizar uma pitada de humor para tentar sensibilizar os motoristas que estão ingerindo bebidas alcoólicas. Para tanto, o grupo tentará "vender" um plano funerário para os consumidores das mesas, mostrando que eles são verdadeiros clientes em potencial.
Do outro lado, agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal serão os defensores das mesas de consumidores, alegando que eles sabem dos riscos envolvidos e das leis de trânsito e que, obviamente, aqueles que são motoristas voltarão de forma segura para casa por meio de carona, táxi, aplicativos de transporte ou até mesmo a pé, para aqueles que moram perto da Rua da Lama.
"Vamos abordar quem estiver nos bares, de forma divertida, para mostrar como é perigoso dirigir após ingerir bebida alcoólica, além de lembrar a elas que existem outros transportes além do carro, como táxi", explica a gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Adriana Sossai Zaganelli.
Carro
Logo na entrada da região, haverá um carro acidentado que vai ajudar os motoristas a se lembrar das consequências de uma atitude irresponsável no trânsito. De acordo com a coordenadora pedagógica da Guarda Civil Municipal, Fabrícia Freitas Passos, a proposta não é chocar as pessoas, mas fazer com que cada um dos frequentadores reflita sobre suas próprias escolhas e as possíveis consequências.
A ação será realizada em parceria entre a equipe de Educação para o Trânsito de Vitória, agentes da Guarda Municipal de Vitória, Polícia Militar e ONG Avalanche.
Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo é uma ação mundial e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Em Vitória, foram realizadas várias ações, como apresentações com atores nas vias da cidade, atividades recreativas com crianças nas escolas da rede municipal, campanhas educativas nas faixas de pedestres, esquetes teatrais em parques, feiras e Curva da Jurema e Teatro de Bonecos.