Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Livro com apoio da Lei Rubem Braga traça uma "geografia do crime" no Estado

Publicada em

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Pablo Lira
Pablo, que é um pesquisador em segurança, é o autor do livro "Geografia do crime e arquitetura do medo"

O professor Pablo Silva Lira fará o pré-lançamento do livro "Geografia do crime e arquitetura do medo - Uma análise dialética da criminalidade violenta e das instâncias urbanas" nesta segunda-feira (13), às 19 horas, no anfiteatro do prédio de Direito da Universidade de Vila Velha (UVV). A publicação contou com o incentivo da Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória. A entrada é gratuita e o livro será vendido a R$ 20.

O pré-lançamento está vinculado a atividades dos cursos de mestrados em Segurança Pública, nos quais Pablo Lira leciona a disciplina "Planejamento e Segurança Pública", e Sociologia da UVV.

Pablo é um pesquisador em segurança. Graduado em Geografia e mestre em Arquitetura e Urbanismo, além de professor universitário, é diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones Santos Neves.

Nessa obra, Lira faz uma análise da "Geografia do crime" no Espírito Santo e sua relação com as instâncias urbanas, com destaque para a instância que ele chama de "arquitetura do medo". Nela, envolvem-se formas (características da arquitetura urbana em função da violência, com edificações reforçadas com grades, câmeras, alarmes e cercas elétricas), funções da cidade, estruturas econômicas, sociais e culturais, além de processos urbanos como de segregação.

Criminalidade

Pablo Lira constata que no Espírito Santo, embora a taxa de criminalidade ainda seja alta, da ordem de 40 homicídios por 100 mil habitantes/ano, desde 2009 esse índice vem caindo. Ele atribui essa redução à implementação de ações no âmbito da repressão qualificada (com uso de inteligência e tecnologia) e da prevenção, com a criação das guardas municipais. Citou ainda, entre outras ações preventivas, políticas sociais e educacionais e ações nos presídios.

"O problema da violência não é só da polícia, há de se pensar em repressão qualificada e prevenção, conjugadas a uma participação do Judiciário cumprindo o seu papel", aponta Lira.

Lei Rubem Braga

Para publicar o livro, Pablo Lira contou com o apoio da Lei Rubem Braga, instrumento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que incentiva produções culturais. "A Lei Rubem Braga foi essencial para desenvolver esse trabalho e propiciar mais difusão do livro. É também um estímulo a outros estudiosos a buscar esse apoio, que é fundamental para a produção de conhecimento, e também uma forma de se contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população", reconheceu o autor.

Serviço

Pré-lançamento do livro “Geografia do crime e arquitetura do medo”, de Pablo Silva Lira

Quando: nesta segunda-feira (13), às 19 horas

Onde: anfiteatro do prédio do Direito da Universidade de Vila Velha (UVV)

Entrada franca