Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Leitura e criatividade ganham espaço na recepção da UBS Forte do São João

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
UBS do Forte São João ganha Cantinho da Leitura
O Cantinho da Leitura, um espaço criado para fortalecer e estimular o contato com livros e tornar a espera lúdica e mais agradável.
Foto Divulgação
Cantinho da Leitura foi idealizado pela assistente social residente na UBS, Jessica Silva Farias
O projeto foi criado e inaugurado pela assistente social e residente do Programa de Residência em Saúde da Criança e do Adolescente do Hucam Jessica Silva Farias.

A recepção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Forte São João, em Vitória, ficou ainda mais acolhedora para toda a comunidade. Recentemente, foi inaugurado o Cantinho da Leitura, um espaço criado para fortalecer e estimular o contato com livros e tornar a espera lúdica e mais agradável.

O projeto foi criado e inaugurado pela assistente social e residente do Programa de Residência em Saúde da Criança e do Adolescente do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), Jessica Silva Farias. O Cantinho da Leitura teve início a partir da doação de livros da própria residente, mas logo a ideia ganhou força e outras pessoas também começaram a doar livros e a ler as obras literárias.

Dessa forma, durante o seu estágio optativo na UBS, Jéssica deixou um legado criativo que fortalece o vínculo com a comunidade e torna a ambiência da Unidade ainda mais acolhedora. "Para quem ama livros, como eu, é uma oportunidade de levar a leitura a lugares onde, muitas vezes, dificilmente alguém teria acesso. É na vulnerabilidade que iniciativas simples podem gerar grandes diferenças. Esses espaços podem garantir o acesso à cultura e transformar a experiência de quem participa", afirma a assistente social residente.

O espaço segue estimulando a circulação das obras,  O impacto do projeto já pode ser observado em cenas significativas, como a de crianças envolvidas na leitura, revelando a importância dessa iniciativa.

"Enquanto os pais aguardam a consulta, seja deles ou dos filhos, oferecemos às crianças um espaço de cultura e estímulo à leitura. Nesse ambiente, elas podem trocar experiências umas com as outras, exercitar a criatividade e tornar a espera mais leve, a ponto de o tempo passar sem que percebam", destaca a diretora da Unidade de Saúde do Forte São João, Neuma Moura.

Foto Divulgação
UBS do Forte São João ganha Cantinho da Leitura
O impacto do projeto já pode ser observado em cenas significativas, como a de crianças envolvidas na leitura, revelando a importância dessa iniciativa.
Foto Divulgação
UBS do Forte São João ganha Cantinho da Leitura
É possível que os leitores levem exemplares para casa, podendo devolvê-los e ainda levar outros títulos para o Cantinho da Leitura.