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Lei Rubem Braga ganha novo selo e um cineclube

Publicada em 10/08/2020, às 13h33

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgaçãom Semc
Novo selo da Lei Rubem Braga
Novo selo reflete o aumento do número de linguagens artísticas contempladas na atual redação da Lei Rubem Braga (ampliar)

O Projeto Cultural Rubem Braga ganha, nesta segunda-feira (10), um novo selo e um cineclube, que terá sessões on-line durante o período de isolamento social, exibindo trabalhos realizados com o patrocínio da lei.

O novo selo reflete o aumento do número de linguagens artísticas contempladas na nova redação da lei, trazendo cores e símbolos na composição que simbolizam a diversidade.

O uso do selo é obrigatório em todos os produtos que são beneficiados com os recursos da lei, como CDs, DVDs, filmes, livros, peças de divulgação, entre outros.

A lei de incentivo à cultura de Vitória foi uma das pioneiras no País e já contemplou 1.840 trabalhos artísticos, como obras cinematográficas, teatrais, literárias, entre outras linguagens artísticas.

O lançamento da nova instrução normativa ocorre nesta quinta-feira (13), às 16 horas, em reunião on-line do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Cineclube

Divulgaçãom Semc
Cineclube irá se reunir mensalmente para debater obras que já foram patrocinadas pela Lei Rubem Braga
Cineclube lançará mensalmente uma obra audiovisual para ser assistida e debatida entre os interessados (ampliar)

O Cineclube Rubem Braga lançará, em playlist, na segunda sexta-feira de cada mês, uma obra audiovisual para ser assistida e debatida entre os interessados. A discussão ocorre na semana seguinte, em local virtual que será divulgado junto à playlist.

A estreia este mês ocorre, excepcionalmente, no dia 21, com filme e debatedor que serão divulgados junto à playlist. 

Mudanças na lei

No ano passado, a Câmara Municipal de Vitória aprovou uma nova redação para a Lei Rubem Braga, de autoria da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com amplo debate com o Conselho Municipal de Cultura, a sociedade civil e a Procuradoria Geral do Município (PGM).

Houve o aumento do número de áreas contempladas, modernização no sistema de prestação de contas e desburocratização no acesso à lei.

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, lembrou ainda que a nova redação vai permitir aos artistas um acesso mais rápido aos recursos, já que, agora, o poder público será o patrocinador direto dos empreendimentos aprovados, sem o intermédio de empresas.

"Para marcar essa data, trazemos um novo selo, refletindo essas mudanças na lei, e também um cineclube para permitir o acesso a uma parte da produção financiada ao longo dos 29 anos da Lei Rubem Braga. É uma forma importante para que a sociedade conheça os trabalhos e possa, inclusive, conversar com os produtores", disse Grijó.  

Novo selo e marca do cineclube

Com cores vivas e uma mistura de diferentes técnicas de comunicação, o selo do Projeto Cultural Rubem Braga também sofreu um processo de modernização.

O novo selo se baseia em quatro palavras-chave: história, memória, arte e cultura, cada qual representada por uma sequência iconográfica que foi criada a partir de recortes das linhas que enquadram o selo.

A pintura digital inserida no selo foi produzida com base na fotografia de Vitor Nogueira, que registrou o escritor em diversas cenas do cotidiano. O fotógrafo e a família do escritor gentilmente cederam os direitos de uso da imagem à Prefeitura para que a nova marca fosse desenvolvida.

Nas mãos da equipe de criação da Gerência de Publicidade e Produção de Conteúdo (GPPC) da Prefeitura de Vitória, a imagem ganhou traços marcantes, destacando os olhos esperançosos do escritor.

A equipe foi formada por Rodrigo Mardones (responsável pela Pintura Digital), Diego Freitas (Direção de Arte), Paulo José Leite (Direção de Criação) e gerência de Ludmila Buteri.

Refletindo o aumento do número de linguagens artísticas contempladas pela lei, que saltou de 8 para 19, a peça traz cores fortes, que representam a diversidade desta nova fase da Rubem Braga.

As cores azul, verde, amarelo e vermelho – cores do brasão de Vitória -, que aparecem nas duras linhas do plano de fundo, nos ícones e na tipografia, contrastam com os traços quase artesanais da ilustração em preto e branco e criam um encontro entre passado e presente, tradição e modernidade, trazendo novamente as palavras-chave para o selo.

A logo do Cineclube Rubem Braga se inspira nas mesmas cores e valores do selo, sem, entretanto, tirar o brilho da marca. Faz referência a uma claquete de cinema e à própria sala de exibição, com a parte inferior do item reproduzindo as escadas e o corrimão de uma sala de exibição.


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